Praça Municipal

A Praça Tomé de Sousa (também conhecida como Praça Municipal) localizada no Centro Histórico de Salvador, cercada pelo Palácio Tomé de Sousa (atual sede da Prefeitura), Palácio Rio Branco (antiga sede do governo da Bahia), Câmara de Vereadores de Salvador, dentre outros. Nela está abrigada a estátua do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. E ao fundo, o Elevador Lacerda e uma vista da baía de Todos os Santos.

Antigamente conhecida como Praça da Parada, onde aconteciam as paradas militares, a Praça Tomé de Sousa é considerada o berço da civilização brasileira pois ela foi a primeira praça de Salvador, onde o primeiro governador-geral e do Brasil Colônia (Tomé de Sousa), em 1549, reuniu todos os prédios públicos. Com isso, a Praça Tomé de Sousa foi o primeiro espaço criado com a finalidade de concentrar os prédios da administração pública, construídos no século XVI com paredes de taipas cobertas de palhas pelo mestre de pedraria Luís Dias.