Logo Prefeitura de Salvador

Casa-Ateliê Reinaldo Eckenberger

O ateliê na Rua do Passo, abriga o valioso acervo do pintor, desenhista, gravador, escultor e ceramista, Reinaldo Eckenberger, com mais de 600 obras de arte.  As bonecas com base de bibelô e cabeça de cerâmica, inspiradas no clássico “Alice no País das Maravilhas”, são marcas registradas do artista.

Filho de alemães, Eckenberger nasceu em 6 de novembro de 1938, em Buenos Aires (Argentina). Estudou Arquitetura, optando depois pelas Artes Plásticas. Frequentou durante dois anos a Escola Superior de Belas Artes. Cursou Cenografia no Teatro Colon, Buenos Aires. Em 1965 chegou à Bahia, com um especial interesse pelo Barroco, fixando residência em Salvador. Recebeu o 1º prêmio de pintura, na 1ª Bienal Nacional de São Paulo. Realizou a sua primeira exposição individual, Luxo e Lixo, Lixo e Luxo (1966), em Salvador.

Na década de 70, realizou duas exposições: Poparrocolagens (1970) e Ambiente Bonecafônico (1976). Na Europa, o artista expõe na Galeria Bimba Harmes, Madrid (1969); na Sala del Arte Moderno, Barcelona (1970); na Galeria Der Turm – Bonn, Alemanha (1970); no Taller de Picasso, Barcelona (1973) e no Atelier Jacob, em Paris (1975). Na última fase de sua trajetória, (1994-2017) Eckenberger dedicou-se à criação de objetos híbridos, bibelôs, a partir da união da cerâmica.

Das principais exposições individuais destacam-se em 2016 (Caixa Cultural Salvador) e 2017 (Caixa Cultural Rio de Janeiro).  Obras e acervos do artista estão no Museu Oliva CreativeFactory, SJM (Porto, Portugal).

Um artista singular na história da arte da cidade de Salvador e da Bahia, faleceu em 2018, deixou uma obra diversa e expressiva, plena de memórias, afetos, e sobretudo, uma casa e atelier preenchidos de rastros da sua vida criativa – livros, ferramentas, obras, documentos, rascunhos de obras e peças inacabadas.

Instagram – @inventáriodeumavida

Casa-atelier do artista, na Rua do Passo, 68, Centro Histórico de Salvador

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content