Logo Prefeitura de Salvador

Biblioteca Gonçalo Moniz

A Biblioteca Gonçalo Moniz é a mais antiga biblioteca da Universidade Federal da Bahia, firmada como espaço de pesquisa, ensino e extensão, tendo em vista o papel de destaque que a biblioteca exerce no cenário acadêmico local e nacional, como guardiã do conhecimento científico produzido na Bahia do século XIX à primeira metade do XX.

A Biblioteca da FMB passa oficialmente a existir em 1832, após reforma do ensino médico no Brasil e recebe oficialmente o nome de Bibliotheca Gonçalo Moniz em 1944, uma homenagem ao professor da Faculdade que muito contribuiu com a revitalização do acervo após o incêndio.  Na década de 1970 a FMB é transferida para o Campus Universitário do Canela para onde vai uma pequena parte da coleção, enquanto o acervo histórico fica fechado no antigo prédio, no Pelourinho. Em 2003 inicia-se uma campanha pública com o intuito de resgatar a Bibliotheca Gonçalo Moniz. São executados projetos de recuperação do conjunto arquitetônico e da coleção bibliográfica e a Bibliotheca começa a ser resgatada do estado crítico em que se encontrava.

A partir de 2013 a Bibliotheca Gonçalo Moniz é reaberta aos pesquisadores, após décadas fechada. Atualmente disponibiliza para pesquisa um acervo de aproximadamente 70 mil volumes, entre obras especiais, periódicos científicos históricos e teses históricas da Faculdade de Medicina da Bahia.

E-mail: biblmed@ufba.br

Site: http://www.bgm.fameb.ufba.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliothecagoncalomoniz/

Horário de Funcionamento: Seg à Sex – 7h às 17h

Endereço: Praça XV de Novembro – Pelourinho, Salvador – BA

Telefone: (71) 3283-8870 

 

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content