Logo Prefeitura de Salvador

Fundação Mestre Bimba (FUMEB)

O Ofício de Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira são bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A capoeira enfatiza movimentos fluidos ao invés de posturas fixas. A ginga, um passo de balanço, é geralmente o ponto focal da técnica. Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre, foi o criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional.

A Fundação Mestre Bimba (FUMEB) tem como finalidade preservar e difundir a obra de Mestre Bimba e o seu legado cultural afro-brasileiro através de eventos e atividades correlatas no campo da capoeira. Realiza seminários, cursos, publicações, exposições, além de pesquisas e atividades de intercâmbio cultural. A FUMEB desenvolve cursos e atividades de preservação em relação à manufatura de instrumentos musicais relacionados à capoeira e outras manifestações afro-brasileiras.

Foi idealizada por diversos discípulos e admiradores de Mestre Bimba, sob a liderança de Mestre Nenel em 1993, e reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual. É uma instituição sem fins lucrativos, oficializada em 30 de novembro de 1994.

As rodas acontecem todos os sábados, às 11h na sede. As aulas são de segunda a quinta-feira, das 18h às 19h. Quem comanda as rodas e as aulas é o próprio Mestre Nenel e qualquer pessoa é bem-vinda, sendo aberto para capoeiristas e não capoeiristas, moradores ou visitantes.

A Fundação também viabiliza o estudo dos princípios pedagógicos de Mestre Bimba e estimula a implantação de Núcleos para a prática e ensino da Capoeira Regional, colaborando ainda com várias entidades culturais e esportivas.

O Capoerê

Este projeto social foi criado por Frede Abreu e desenvolvido pela Filhos de Bimba Escola de Capoeira no começo dos anos 90. Mais de 8000 crianças já foram atendidas pelo Capoerê.

 

Show cultural

O show cultural é uma das atividades da FUMEB que fomentam a prática de outras manifestações afro-brasileiras, como Puxada de Rede, Maculelê e Samba de Roda. O show cultural, como eixo artístico da FUMEB, já foi apresentado em diversos contextos no Brasil e no exterior.

 

Exposição Virtual

No site da Fundação tem uma excelente exposição virtual, fruto do projeto Memória e formação: organização e difusão de um acervo da capoeira na Fundação Mestre Bimba.

Lá está um acervo digital de fotos históricas e de objetos, reportagens, distinções ligadas ao mestre, como o famoso berimbau de Mestre Bimba da década de 1960; reportagens que, em seus originais, cobrem acontecimentos históricos ligados à memória da capoeira na Bahia; fotos históricas que ilustram encontros, metodologias e eventos ligados à Fundação e ao Mestre; distinções, tais como a Medalha Thomé de Souza, o diploma de Doutor Honoris Causa, emitido pela UFBA entre outros.

Serviço
Endereço: R. Maciel de Baixo, 51 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-240

Horário de Funcionamento: seg a sex – 8h às 19h
Aulas: seg a qui – 18h às 19h. Sáb – rodas das 11h às 12h

E-mail: fundacaomestrebimbafmb@gmail.com
Site: http://www.fundacaomestrebimba.org/
Telefone: 71 3322 5082

 

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content