Igreja de São Pedro dos Clérigos

A irmandade de São Pedro dos Clérigos surgiu no século XV, na Península Ibérica, e seus membros eram conhecidos como presbíteros seculares do hábito de São Pedro. A finalidade principal dessa irmandade é de cuidar de padres idosos, doentes ou já aposentados e que não pertençam a nenhuma ordem religiosa específica. Como padroeiro, foi escolhido São Pedro, o principal dos apóstolos que seguiram a Cristo.

No Brasil, a Irmandade de São Pedro dos Clérigos de São Salvador da Bahia foi instaurada ainda no século XVI, durante o episcopado de Dom Antônio Barreiros, terceiro bispo brasileiro, no Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho. As tendências artísticas da época podem ser notadas nos altares e no arco cruzeiro, que são entalhados numa transição entre o estilo rococó e o neoclássico.

A igreja foi construída pela Irmandade de São Pedro em aproximadamente 1709 e foi restaurada nos séculos XVIII e XIX. A igreja foi listada como um bem histórico pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 1938 e faz parte do Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO

A decoração do interior da igreja combina elementos dos estilos rococó e neoclássico. O altar-mor segue desenho com certa inspiração em gravuras do artista jesuíta italiano Andrea Pozzo (1642-1709), que eram relativamente conhecidas no Brasil nos séculos XVIII e XIX. É complementado por dois altares na esquina do arco da capela – mor. Ocupando posição central no altar-mor, há uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e nas laterais da capela-mor há duas grandes imagens dos apóstolos São Pedro e São Paulo.

Festa

São Jorge (23/abr) São Pedro e São Paulo (29/jun)

Missas: suspensas no momento

Horário visitação: Seg a Sex – 09h às 12h e  13h às 17h.

Taxa visitação: 3,00

Missas: Quarta – 12h