Capela de São Pedro Gonçalves – Irmandade de São José do Corpo Santo

A capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo é citada por alguns autores como tendo sido fundada em 1711, por Pedro Gonçalves, um marinheiro espanhol, para pagar uma promessa feita durante uma tempestade na Baía de Todos os Santos. Entretanto, o Monsenhor Manoel de Aquino Barbosa, em seu livro Retalhos de um arquivo (1972), afirma que essa Capela é pelo menos um século mais velha e cita: “Preferimos colocá-la nos últimos anos do século XVI”.

A datação de Aquino Barbosa tem base nas referências do Frei Agostinho de Santa Maria, em sua obra do Santuário Mariano. Essa obra indica que existia uma ermida, provavelmente nesse local, dedicada a São Frei Pedro Gonçalves, que seria muito mais antiga que a Paróquia da Conceição da Praia, criada em 1623. Sabe-se que a Igreja do Corpo Santo era a igreja dos marinheiros e tinha um cais na Baía. De 1736 a 1756 serviu de matriz da Paróquia da Conceição da Praia, durante a construção do novo prédio daquela igreja. Em 30 de agosto de 1891, foi fundada a Irmandade de São José do Corpo Santo, que atualmente é responsável pela Igreja. Foi tombada pelo IPHAN em 1938.

Endereço: Rua do Corpo Santo, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40015-200 (próximo ao Elevador Lacerda).

Visitação:

Seg a sex – 8h às 15h – Gratuito