Igreja Nossa Senhora do Carmo e Convento do Carmo – Ordem Primeira

A Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, construída no início do século XVII, em estilo neoclássico, apresenta uma das mais belas sacristias do mundo. O convento é o maior da Ordem Carmelita no mundo, possuindo dois claustros e 80 celas.

Em 1586 a Ordem dos Carmelitas Calçados se estabeleceu no Monte Calvário (atual Alto do Carmo). Durante a Invasão Holandesa (1624 a 1625), o Convento abrigou o Quartel General das forças de resistência e lá os holandeses assinaram sua rendição. Em 1828, o Convento do Carmo tornou-se a sede do Conselho Geral da Província da Bahia, instituído após a Independência do Brasil.

No entorno do Convento, o visitante pode desfrutar da gastronomia local e visitar ateliês , lojas, galerias, bares e restaurantescomo como o Antique Bistrô, Raiz, Pysco, Cafélier do Carmo e o Daqui do Alto, o Rango Vegan, o Abará da Vovó, Café e Cana, R’canto do Paschoal, Padoca, Ulisses, Allê, Varanda da Isa e os ateliês 29, Dani Cunha, Casa Boqueirão, Ateliê Casa 9, o Brechó do Cabral, entre outros.

Festas:
N. Sra. do Carmo (16/jul) e Santa Terezinha (01/out)

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

Missas: