Logo Prefeitura de Salvador

Igreja Nossa Senhora do Carmo e Convento do Carmo – Ordem Primeira

A Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, construída no início do século XVII, em estilo neoclássico, apresenta uma das mais belas sacristias do mundo. O convento é o maior da Ordem Carmelita no mundo, possuindo dois claustros e 80 celas.

Em 1586 a Ordem dos Carmelitas Calçados se estabeleceu no Monte Calvário (atual Alto do Carmo). Durante a Invasão Holandesa (1624 a 1625), o Convento abrigou o Quartel General das forças de resistência e lá os holandeses assinaram sua rendição. Em 1828, o Convento do Carmo tornou-se a sede do Conselho Geral da Província da Bahia, instituído após a Independência do Brasil.

No entorno do Convento, o visitante pode desfrutar da gastronomia local e visitar atelies como o Poró Restaurante, o charmoso Cafélier do Carmo e o Daqui do Alto, ambos com vista para a Bahia de Todos os Santos, o Rango Vegan para quem curte a culinária vegana, o Abará da Vovó, Ulisses e os ateliês de Leonel Mattos e Isa Oliveira, Ateliê Casa 9, o Brechó do Cabral, entre outros.

Festas:
N. Sra. do Carmo (16/jul) e Santa Terezinha (01/out)

Visitação: Gratuito próximo aos horários das missas

Missas:

Seg à sex às 18h,  Sab – 16h.   Dom – 7h