Igreja Santíssimo Sacramento do Passo

Em 1718, foi criada a Freguesia do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, desmembrada da Sé. A Irmandade do SS. Sacramento do Passo foi abrigada inicialmente na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e tentou apossar-se daquela Igreja, construída por uma irmandade negra. Esta irmandade apelou ao rei que lhes deu parecer favorável.

Em 1736, decidiu-se construir a igreja do Passo no local atual, no Alto do Carmo. No ano seguinte, o Rei assegurou subsídios para a construção da capela mor, que possui azulejos portugueses de cerca de 1750.

O templo, de notável mérito arquitetônico, foi construído em um terreno de forte declive. Possui planta típica das igrejas baianas do início do século 18, com corredores laterais, tribunas e coro no pavimento superior e sacristia transversal. Existe um ossuário no subsolo. Seus altares e retábulos, em estilo neoclássico, são de meados do século 19.

Possui imagens de São José, N. S. da Conceição e N. S. Mãe dos Homens. Foi tombada pelo Iphan em 1938.

A vizinhança dessa Igreja inclui várias casas e sobrados dos século 18 e 19. Ao lado da Igreja está a casa onde morou Castro Alves. A Rua do Passo é uma rua estreita, mas o acesso à Igreja também pode ser feito pela larga escadaria da Igreja, logo em frente, que liga a Ladeira do Carmo com a Rua do Passo.

Em 1962 foi gravado no local o filme “O Pagador de Promessas, com Leonardo Villar, único filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro de Cannes, dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça de Dias Gomes. O filme foi rodado na escadaria que dá acesso à Igreja do Passo, onde a promessa deveria ser paga. No filme, a Igreja é chamada de Igreja de Santa Bárbara, mas, na verdade, essa é a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo.

A partir do dia 27 de outubro de 2018, a Igreja foi entrgue aos cuidados do Apostolado da Oração, Rede Mundial de Oração do Papa, e passa a ser a Sede Arquidiocesana deste movimento que existe em mais de 90 países e tem 175 anos de existência. O grupo do Apostolado da Oração tem como Diretor Espiritual o padre Valson Santos Sandes e como carisma e espiritualidade do movimento se destaca divulgar a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Na Igreja do Passo, entre tantas belezas, que fazem brilhar os olhos de que visita o templo, existe uma imagem de Santa Bárbara, em gesso, que foi usada durante as locações do Filme “O Pagador de Promessas”.

Embora não sendo uma igreja dedicada a Santa, Bárbara, Virgem e Santa Martirizada por seu amor ao cristianismo, nos primeiros séculos da Igreja Católica, a Igreja do Passo guarda com carinho a bela imagem e passa a celebrar a sua festa em 04 de dezembro.

Capelão: Pe. Valson Santos Sandes
Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo:
Sede Arquidiocesana do Apostolado da Oração

Visitação: seg a sex – 10h às 16h  Taxa: 5,00

Missas: Sextas – 10h.
Presencial com vagas limitadas e também transmitida pelo Youtube/igrejadopasso.ssa

E-mail aomejprimaz@gmail.com

Rua do Passo, nº52A, Santo Antônio – CEP: 40.301-408