19 . Março

Curadora alemã, Ruth Noack reúne pinturas de Indiano Carioca em exposição no Coaty

Artista popular que costumava vender suas obras nos arcos da Igreja do Bonfim, o pintor Indiano Carioca cria coloridas telas sobre madeira, com símbolos abstratos, de beleza expressiva. Muitos destes quadros foram adquiridos pelo Acervo da Laje, de cuja coleção a curadora alemã Ruth Noack, em parceria com o paulista radicado na Bahia Felix Toro, fez uma seleção a ser exposta no Coaty, em mostra que será aberta no dia 19 de março (domingo), das 15h às 18h, com entrada franca. O projeto é uma correalização do Goethe-Institut Salvador-Bahia, que está acolhendo Noack como participante do seu Programa de Residência Artística Vila Sul, com o próprio Acervo da Laje e com apoio da Fundação Gregório de Mattos, que insere o evento na programação oficial do Aniversário de Salvador. Em mais quatro datas, sempre às 16h, haverá visitas agendadas para grupos de até 20 pessoas: 22, 28 e 30 de março e por fim em 1º de abril. A escolha do Coaty como local da mostra é simbólica: na Praça Thomé de Souza, entre a Prefeitura e a Igreja da Misericórdia, o espaço, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi na década de 1980 e administrado pela gestão municipal, é também um histórico ambiente comunitário e de contracultura, onde iniciativas independentes e alternativas têm voltado a ser desenvolvidas.

EXPOSIÇÃO INDIANO CARIOCA

Curadoria: Ruth Noack e Felix Toro

Abertura: 19 de março (domingo), 15h às 18h

Visitas agendadas: 22, 28 e 30 de março e 1º de abril, 16h