12 . Outubro

X

Fundação Gregório de Matos recebe exposição 'A Arte da Lembrança'

A partir de 12 de outubro (quarta-feira), o Itaú Cultural e a Fundação Gregório de Mattos inauguram a exposição 'A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira', que mostra um percurso iconográfico de um sentimento pessoal e universal registrado em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A mostra, que fica em cartaz até 11 de dezembro, reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, incluindo oito baianos – Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade, Marcio Lima e Voltaire Fraga. A montagem da exposição em Salvador é dividida em dois prédios da fundação, a Galeria da Cidade, dentro do Teatro Gregório de Mattos, e a Galeria Juarez Paraíso, instalada no Espaço Cultural da Barroquinha.

Todas as imagens da mostra transcorrem da década de 1930 até o ano de 2014, em variados estilos e linguagens de expressivos fotógrafos brasileiros. Reunidos na Galeria da Cidade, estão 110 trabalhos de artistas contemporâneos e de outros representativos na produção fotográfica do país, como Alcir Lacerda, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e Márcio Távora.

 

SERVIÇO:

Período: de 12 de outubro a 11 de dezembro, de quarta a domingo

Horário: das 14h às 19h

Local: Teatro Gregório de Mattos - Praça Castro Alves

Entrada: Gratuita

 

Fonte: Correio 24 Horas / Foto: Divulgação

Diversão e Lazer,