17 . Outubro

X

Santa Casa celebra 10 anos do Museu com exposição de Pancetti

O Museu da Misericórdia recebe, até 28 de outubro, a exposição Pancetti na Bahia – Coleção BBM/Clemente Mariani. A mostra retrata paisagens baianas da década de 1950 pelo olhar do artista modernista e marca as comemorações pelos 10 anos do Museu da Misericórdia.

A exposição é composta por 22 telas que foram produzidas no período de sete anos. Elas revelam paisagens marinhas de Salvador, como as praias de Itapuã, Barra e Monte Serrat, e outros cenários, como a Lagoa do Abaeté e Gamboa de Baixo. “Pancetti repetiu o mesmo padrão em quase todas as marinhas da fase Bahia, de 1950 a 1957: …céu …mar …areia, às vezes pedras, alguns coqueiros, umas poucas figuras. E não nos cansamos de apreciar essas telas tal como não cansamos de apreciar o movimento contínuo do mar”, afirma Vera Novis, curadora da mostra.

“É uma honra celebrar os 10 anos do Museu da Misericórdia com um artista tão relevante como Pancetti. O público baiano e os turistas, que já desfrutam diariamente do acervo histórico permanente que possuímos, agora comemoram conosco a vinda de um artista de destaque como ele”, ressalta o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

O presidente do Conselho do Banco BBM, Pedro Mariani, afirma que seu pai, Clemente Mariani, valorizava a educação por acreditar que geraria muitos Pancettis em todas as áreas de atuação e não apenas nas artes. Clemente e o artista eram amigos, “e essa relação contribuiu para que o pintor paulista se identificasse para sempre com o litoral baiano”, afirma Pedro.

 

SERVIÇO:


O quê: exposição Pancetti na Bahia – Coleção BBM/Clemente Mariani
Onde: Museu da Misericórdia (Rua da Misericórdia, 6, Praça da Sé. Salvador/ BA)
Quando: até dia 28/10
Dias e horários: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, sábados, de 9h às 17h, e feriados, de 13h às 17h
Quanto: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Agendamento de grupos para visitação: 71 2203-9832/9834

 

Fonte: Ascom FGM/Foto: Reprodução Facebook Museu da Misericórdia

 

Diversão e Lazer,