18 . Novembro

X

Igreja de São Domingos e Forte de São Marcelo serão entregues nesta sexta-feira

Depois de dois anos fechados para reforma, a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e o Forte São Marcelo serão entregues nesta sexta-feira (18). A cerimônia ocorrerá às 10h30 e contará com visita à igreja.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e o ministro da Cultura, Marcelo Calero, farão a entrega dos monumentos, que foram restaurados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.

Também estarão presentes o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, o superintendente do Iphan-BA, Bruno Tavares, o prefeito de Salvador, ACM Neto, além do arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

Ao todo, foram investidos R$ 18,5 milhões nos dois monumentos. Na igreja, além de obras de restauração nas pinturas e no telhado, os salões laterais do pavimento superior e a área de dois casarões vizinhos foram adaptados para serem uma área de realização de eventos, visando à sustentabilidade econômica do local.

O Forte de São Marcelo ganhou uma reforma de caráter estrutural, que custou R$ 7,5 milhões. O perímetro da muralha estava comprometido por conta das ações da maré. Na área interna, foram executados serviços de manutenção e conservação, como a restauração do reboco, dos pisos, esquadrias e de outros elementos arquitetônicos característicos como o frontão de pedra, ornatos e cercaduras.

Apesar da reabertura, os monumentos não estarão disponíveis para visitação imediatamente. A Igreja de São Domingos abrirá às portas ao público a partir do dia 3 de dezembro, com a celebração da primeira missa após a reforma.

Já o Forte ainda se encontra sem um órgão gestor. Desde outubro, o Iphan vem conversando com alguns parceiros para encontrar um novo gestor para o monumento e alinhar um calendário de atividades para o local.

 

Fonte: Correio 24 Horas

Fotos: Forte São Marcelo (Betto Jr./Correio) e Igreja de São Domingos (Arisson Marinho/Correio)