08 . Dezembro

X

Festa da Conceição do Boqueirão também acontece nesta quinta

Acontece no próximo dia 8 de dezembro a festa na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens Pardos. A celebração acontece no mesmo dia em que se homenageia Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira oficial da Bahia.

 

A festa está prevista para começar às 17h, com procissão saindo da Rua Direita (Igreja do Boqueirão) e seguindo pelo Largo de Santo Antônio, Travessa dos Perdões, Ruas dos Perdões, dos Adobes, e dos Marchantes, passando pela Cruz do Paschoal, até chegar novamente na Rua Direita. Na Igreja, será realizada uma missa pelo Bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia,  Dom Marco Eugênio, seguida da apresentação musical do grupo de sopro e corda ‘Onírica’, que participa do projeto Concerto nas Igrejas, do programa Pelourinho Dia e Noite.

 

A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens pardos, localizada na rua Direita de Santo Antônio, foi construída pelos escravos em 1726 e tem arquitetura semelhante à da Igreja do Rosário dos Pretos, também localizada no Pelourinho. Foi tombada individualmente pelo Iphan em 1980. Segundo o Frei Ronaldo, que está à frente da igreja há 15 anos, apesar de não estar no roteiro dos turistas, a igreja tem grande representatividade para a Bahia. “ O conjunto arquitetônico da igreja é de uma riqueza cultural muito grande e com a festa, pretendemos dar maior visibilidade e torna-la mais conhecida até mesmo pelos próprios baianos”, ressalta.

Pelourinho Dia e Noite, , festapopular,