08 . Dezembro

X

Padroeira da Bahia é homenageada no Comércio com missa celebrada por Dom Murilo Krieger

 

Os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, começaram ainda em novembro em Salvador. Novenários, procissões e missas em louvor à Mãe de Jesus foram iniciadas em oito paróquias dedicadas a ela, para celebrar o dia 8 de dezembro. Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, o novenário começou  no dia 29 de novembro e segue até 7 de dezembro, sempre às 19h.

 

O tema central da festa é “À luz da Palavra de Deus, louvemos Nossa Senhora da Conceição da Praia no mistério de Cristo da Igreja”. No dia festivo, 8 de dezembro, serão celebradas Missas às 5h, 6h, 8h, 11h30, 12h30, 14h30, 15h30 (pelos idosos e enfermos) e 18h (Missa da Amizade, com a consagração Solene a Cristo pelas mãos da Imaculada, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort).

 

A Arquidiocese de Salvador destaca que a Missa Solene das 8h será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Confira abaixo as outras paróquias que irão celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição:

 

Itapuã

Na paróquia Nossa Senhora da Conceição (praça Dorival Caymmi, s/n, Itapuã) o dia da padroeira (8) será celebrado com o tema "Como a Virgem Maria a Paróquia de Itapuã escuta, reza e celebra".

 

O novenário também segue até 7 de dezembro, sempre às 19h. O dia festivo contará com alvorada, às 6h e Ofício de Nossa Senhora, às 6h30, seguido da primeira Missa Solene, às 7h. Às 10h ocorrerá a segunda Missa Solene com Primeira Eucaristia.

 

Já às 15h acontecerá a Hora Mariana e, na sequência, será realizada a procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora, às 16h. Às 18h, a Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam Filho, na Praça da Matriz.

 

Valéria

Em Valéria, os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição (rua da Matriz, 28, Valéria) se reúnem para a Missa Solene, que será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 17h do dia da padroeira, celebrado em 8 de dezembro.

 

Tororó

A paróquia Nossa Senhora da Conceição também está em festa. Com o tema Todas as gerações me chamarão Bem-Aventurada: as aparições de Nossa Senhora, os paroquianos participam do novenário até 7 de dezembro, às 18h30, na Matriz (rua da Capelinha, s/n, Tororó).

 

No dia festivo (8), a alvorada das 6h e o Ofício da Imaculada Santa Mãe de Deus darão início às comemorações. Às 7h a comunidade se reunirá para o café da manhã. A Santa Missa Festiva será presidida pelo padre Fernando Pedrosa, às 9h. Ao meio dia, acontecerá a Oração do Ângelus. Às 15h ocorrerá a oração na rua ocupação da Lapa, de onde sairá, às 16h, a procissão com destino à Matriz, para o encerramento dos festejos, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Lapinha

Com o tema “Com Maria, vivendo as obras da misericórdia!”, a paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro da Lapinha, também realiza novenário até 7 de dezembro, sempre às 19h.

 

O dia da padroeira terá início com uma alvorada às 6h e na sequência será celebrada a primeira Missa, às 7h30. A partir das 17h a procissão sairá do Largo da Soledade e seguirá até a Matriz. A Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, às 18h, encerrará as atividades.

 

Periperi

Os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição, em Periperi, também celebram a festa da padroeira em 8 de dezembro e neste ano refletem sobre o tema “Com Maria nos passos de Jesus”.

 

Até 7 de dezembro será realizado o novenário na Matriz, localizada na praça Lions C. Internacional. Às 7h do dia festivo, o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa Solene.

 

Sapeaçu

Em preparação ao dia de Nossa Senhora da Conceição (8), a comunidade de Sapeaçu participa do novenário iniciado no dia 29 de novembro até 7 de dezembro, na Matriz, localizada na praça JJ Seabra, Centro, sempre às 19h30. O tema central escolhido é Meu espírito alegra em Deus meu Salvador…(Lc 1,47). Para encerrar o novenário (7) o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Celebração Eucarística, no mesmo horário.

 

Já o dia festivo (8) será marcado pela alvorada, às 5h, Celebração Eucarística, às 7h30, e a esperada Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira dos Santos, às 10h. No período da tarde, acontecerá a procissão pelas principais ruas da cidade, a partir das 17h, seguida pela Benção do Santíssimo. O show pirotécnico finalizará as festividades, às 18h30.

 

Governador Mangabeira

Em Governador Mangabeira, o tema central é "Com Maria ao encontro de Jesus". A programação conta novenário, Ofício de Nossa Senhora, recitação do Terço, acolhimento, homenagens, gesto concreto, carreata, Missa e procissão. Até 7 de dezembro os paroquianos se reúnem na Matriz (praça Castro Alves, s/n, Centro) para participar do novenário, sempre às 19h.

 

O dia festivo (8) terá início às 5h com alvorada. Já às 10h acontecerão batizados. A Missa Solene será celebrada às 15h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos, e concelebrada pelo padre Gustavo Adolfo Nunes Silva. Às 17h terá início a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O encerramento das comemorações está previsto para 19h.

 

Pelourinho Dia e Noite, , festapopular,