17 . Dezembro

Projeto 'Mulher em Ação' acontece neste sábado no Largo Pedro Archanjo

O Brasil é um dos países que mais sabe da importância da mulher na sociedade. Tanto é assim, que a figura feminina é tão exaltada na pessoa da mãe. Mesmo assim, muitas vezes os costumes, as dinâmicas e os comportamentos sociais (tanto de homens quanto de mulheres) não condizem com este papel fundamental e único que a mulher tem e representa. Através deste projeto pretendemos conscientizar sobre a importância de mudar esses comportamentos colocando em pauta um cenário organizado por e para mulheres, onde a igualdade social e de gênero seja exaltada por todos.

O que é

No contexto do Grupo Internacional de Capoeira Topázio, o Projeto Mulher em ação para o bem-estar surge com a vontade de oferecer um espaço e tempo voltado para as mulheres, onde experimentem diversas atividades físicas, enfatizando a importância de se cuidar, assim como desfrutar da feira da saúde com dicas e orientações muito úteis!

Um estudo revela que o 50,4% das mulheres não realizam nenhum tipo de atividade física por falta de tempo, perante a 41,2% dos homens. Podemos mudar essa %!

Vamos nos movimentar com...

Alongamento - São exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade. Por natureza as mulheres nascem, geralmente com uma maior flexibilidade, mas ao longo do tempo vai se perdendo essa flexibilidade, e piora a situação se não se exercita o alongamento, podendo isso causar lesões musculares.

Dança Afro - A dança afro-brasileira é fruto das práticas trazidas pelos escravos africanos para o Brasil e que foram reelaboradas e transformadas na América Portuguesa, que em medos do século XX tomam forma e caráter cênico. A técnica desta dança foi sistematizada por Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ainda nos anos 40. A partir da necessidade de criar espaço para um corpo negro em cena, frente às dificuldades encontradas para subir no palco do Theatro, Mercedes iniciou uma fusão entre a dança realizada pelas pessoas nas ruas, seus conhecimentos de clássico e moderno, adquiridos de seus estudos com Katherine Dunham em Nova York e as informações recebidas sobre religiosidade durante suas pesquisas. Esta dança é instrumento de transformação social e difusão histórica cultural.

Capoeira - Manifestação cultural, arte, ginga, tradição, luta, resistência, berimbau, pandeiro, atabaque, roda, palma, coro, defesa e ataque, mandinga... uma identidade de uma nação que nasceu lutando e até hoje luta pela sua preservação e evolução. Vamos prestigiar e homenagear essa parte de todos nós, porque dentro de cada brasileiro tem um pedaço de capoeira.

Boxe - O boxe, também chamado de pugilismo, é um esporte no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. Sua história vem de longe, considerado esporte olímpico em 688 a.C. Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872, desde então o esporte se espalhou pelo mundo inteiro e tem evoluído em diversas outras modalidades.

Zumba - É uma modalidade de dança criada na década de noventa pelo coreógrafo colombiano Beto Pérez. Com a finalidade de mesclar ritmos do Caribe com aeróbicos. Proporcionado divertimento junto à uma elevada perca calórica de acordo a execução de seus movimentos. Movimentos q proporcionam trabalhar membros inferiores como: glúteo, quadríceps gastrocnêmicos (panturrilha...), e superiores como: grande dorsal, bíceps, tríceps, peitoral e abdominal. Tudo isso dentro dos mais variados ritmos de maneira divertida e produtiva. O bem-estar dessa prática é sensacional!

Histórias de vencedoras

Nesta edição, as histórias de três vencedoras abrilhantam o evento: a Sra. Patrícia Mascarenhas (uma das poucas Mestras de capoeira do Brasil), a Sra. Olívia Santana (Secretária de Políticas para as Mulheres) e a Sra. Adriana Araújo (pugilista – medalhista olímpica em Londres 2012). Todas elas mulheres batalhadoras com histórias onde palavras como determinação, esforço, coragem, inteligência, AÇÃO, entre tantas outras, tem um bom protagonismo. Elas não “tiveram sorte”, a sorte pode bater na porta, mas o que importa é trabalhar essas habilidades e competências.

SERVIÇO:

O que: Projeto Mulher em Ação para o Bem-Estar

Quando: 17/12 (sábado), às 13h

Onde: Largo Pedro Archanjo, pelourinho

Quanto: 1 brinquedo ou 1Kg de Leite em Pó (a doação será destinada para a Escola Comunitária Luíza Mahin)

Contato: Grupo Internacional de Capoeira Topázio, com sede na Ladeira de Santana, nº 09 – NAZARÉ (em frente ao estacionamento do Shopping Baixa dos Sapateiros) / Tel. (71) 3033-3366 /www.capoeiratopazio.com.br

Fonte: Ascom Capoeira Topázio

Diversão e Lazer, Vem pro Pelô,