20 . Dezembro

Exposição de presépio entra em cartaz no Museu Udo Knoff e segue até janeiro de 2017

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho) abriu a exposição ‘A Ponte Lúdica - Meu Pedacinho no Presépio’. Trata-se de um presépio montado a partir das peças de cerâmica produzidas nas oficinas realizadas em outubro e novembro com escolas e instituições sociais. A mostra é resultado do projeto realizado em parceria com o ceramista uruguaio Sérgio Centurión Centurión.

Através da realização de oficinas de cerâmica ministradas de forma voluntária por Centurión foram surgindo os elementos que fazem parte do trabalho final: o presépio. Nessas atividades foram utilizados suportes para auxiliarem os participantes na confecção das peças, como fôrmas de animais e humanos. A ideia é que, ao final da exposição, os integrantes da oficina possam levar as esculturas que criaram (os “pedacinhos no presépio”).

Ao longo dos meses de outubro e novembro, as oficinas foram realizadas com diversos públicos, como as crianças da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima e da Escola Paroquial Santana; os jovens da Escola Ignácio Lunely e do Instituo de Cegos da Bahia; e o grupo da terceira idade do Multicentro de Saúde da Liberdade – Bezerra Lopes. A ação é um desdobramento do projeto ‘A Ponte Lúdica’, realizado no ano de 2014 com o ceramista.

De acordo com a coordenadora do museu, Renata Alencar, ‘A Ponte Lúdica - Meu Pedacinho no Presépio’ tem o objetivo didático de democratizar a arte e aflorar a criatividade dos participantes através de atividades envolvendo a cerâmica. “Desta forma, mostra que todas as pessoas possuem um potencial artístico e podem ser criadoras das suas próprias obras de arte”, disse Renata.

A coordenadora ainda pontua o sucesso obtido com as oficinas, a exemplo da ocorrida no Instituto de Cegos da Bahia. “Foi uma atividade produtiva e a recepção foi muito agradável. A produção superou as expectativas, pois teve a participação da família, uma vez que foi o primeiro contato deles com o material.  O ceramista destacou a manjedoura criada por uma das crianças que, após o bate-papo sobre o conceito da construção do presépio, conseguiu expressar de forma simples, mas muito representativa, o nascimento de Cristo.

Sérgio Centurión Centurión é um artista e ceramista nascido no Uruguai.  “A atividade é uma reflexão sobre um fato real descrito na Antiguidade, o qual nos ilustra de forma clara o comportamento do ser humano quando é movido por valores superiores. É uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga no âmago da sua alma”, explica Centurión.

SERVIÇO:

• Exposição ‘A Ponte Lúdica - Meu Pedacinho no Presépio’

Local: Museu Udo Knoff (Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho) - (71) 3117-6389

Visitação: terça a sexta, 12 às 18 horas, sábado e domingo e feriados, 12 às 17 horas

Entrada: grátis

Fonte: Dimus