02 . Janeiro

X

Projeto “Verão com Fé” visa atrair turistas para o Centro Histórico

 

Com o objetivo de oferecer uma programação especial durante os meses de janeiro e de fevereiro, a Pastoral do Turismo (Pastur) lança o projeto Verão com Fé. A iniciativa reúne atividades nas igrejas do Centro Histórico e também na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce) e paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, estas localizadas na região da Cidade Baixa.

 

De acordo com o coordenador da Pastur, padre Manoel Filho, o projeto reúne iniciativas novas e já existentes nas igrejas. “Nós queremos animar novas ações durante o verão. Que as comunidades percebam, especialmente no Centro Histórico e no centro de peregrinação, que o verão é o tempo dos turistas e os turistas estão aí, então eles podem ter essa oportunidade de um algo a mais na sua atividade ligada à fé. Quando a gente aglutina todas essas ações, tanto as festas que já existem, como ações novas que as comunidades estão propondo, começa a ganhar força”, disse.

 

Durante o evento de lançamento estiveram presentes padres e representantes das igrejas participantes do projeto e de outras paróquias da Arquidiocese de Salvador; da agência de turismo Alltour; da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur); do Ministério Público do Trabalho e do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur).

 

Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Sena,o projeto Verão com Fé também é um aliado no combate ao trabalho infantil. “A importância é muito grande porque a Igreja tem como apoiar na divulgação e na conscientização da sociedade, das pessoas que frequentam a Igreja, sobre os malefícios do trabalho infantil, justamente para evitar aquele mito de que o trabalho infantil é importante para que a criança não caia na marginalidade. Isso só faz perdurar aquele ciclo de maldade e exclusão social, ou seja, criança que não vai à escola, que não brinca, que é explorada”, disse.

 

Paroquiana de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, Hilda Almeida, vê o projeto como uma iniciativa capaz de despertar o interesse de instituições ligadas ao turismo. “Eu creio que foi um bom momento para a Igreja tomar essa iniciativa. A Pastoral do Turismo tomou para si esse verdadeiro pastoreio na área do turismo. Eu estou muito feliz em ver que começamos tão simples e hoje já estamos com essa visibilidade”, afirmou.

 

Confira a programação completa no site arquidiocesesalvador.org.br. 

 

Foto: Sara Gomes

Fonte: Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Pelourinho Dia e Noite, , turismo,