07 . Janeiro

Mais três museus do Centro Histórico passam a abrir nos finais de semana

A partir deste final de semana, mais três  museus localizados no Centro Histórico de Salvador passam a abrir as portas também nos finais de semana. A iniciativa atende um antigo desejo do trade turístico, assim como da comunidade local e faz parte do plano de revitalização do CentrO Histórico, uma das medidas prioritárias no segundo mandato do prefeito ACM Neto (DEM).

Estarão abertos para visitação a Casa do Benin ( Rua das Portas do Carmo), a Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho) e o Museu da Misericórdia (Rua da Misericórdia).

Para a museóloga Osvaldina Cezar, do Museu da Misericórdia, a abertura dos museus aos sábados e domingos representa mais uma oportunidade de lazer e entretenimento. "Além de permitir que a população conheça elementos da nossa cultura, é uma forma de inserir os museus na programação de lazer e no roteiro de final de semana, não só do turista, mas principalmente, dos msoteropolitanos”, conclui a museóloga.

“Com a abertura da casa aos finais de semana, ficará mais fácil para o público, especialmente quem trabalha ou estuda, visitar as exposições e ter mais acesso à cultura. Então, esta é uma oportunidade de ofertar uma programação cultural a população da capital e turistas que visitam o Centro Histórico”. E o que explica Lucimar Oliveira, gerente de Arquivo Histórico Municipal, Museus e Bibliotecas, da Fundação Gregório de Mattos.

Alguns museus já funcionam nos finais de semana, como o Museu Abelardo Rodrigues , Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu Temposta, Museu Udo Knof (Azulejaria e cerâmica, Solar Ferrão e Museu da Gastronomia baiana.

Cultura e História, Diversão e Lazer, Pelourinho Dia e Noite, Exposição,