22 . Fevereiro

“Carnaval das antigas” marca abertura da folia em Salvador

A maior festa de participação popular do planeta ficará na memória dos baianos e turistas mais uma vez em 2017. O Carnaval de Salvador terá mais de 300 entidades, cerca de 700 horas de músicas com grandes atrações fazendo a folia dos soteropolitanos e turistas. Além das inúmeras atrações, o folião pode esperar muitas novidades nos seis circuitos oficiais. Serão diversas apresentações sem corda nos circuitos (Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós e Mestre Bimba) entre trios independentes, shows gratuitos e blocos sem cordas que deixarão a festa ainda mais atraente e democrático.

As novidades para a edição 2017 da festa, que tem como tema Cidade da Música, foram anunciados pelo prefeito ACM Neto durante coletiva realizada nesta terça-feira (17), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. Na ocasião, estiveram presentes também o vice-prefeito Bruno Reis; o secretário Cláudio Tinoco (Cultura e Turismo); o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; o presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Pedro Costa; representantes da Skol e da Air Europa - empresas patrocinadoras da festa; demais gestores municipais, convidados e imprensa.

Abertura - A abertura vai acontecer novamente na quarta-feira (22 de fevereiro), com um grande baile de Carnaval à moda antiga na Praça Municipal. O clima de folia “das antigas” será dado por um grande cortejo formado por baianas e as bandas e grupos Olodum, Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Os Mutantes, Saku Xeio e Pai Burokô. O cortejo parte do Terreiro de Jesus em direção à praça para encontrar a orquestra formada por 40 músicos e comandada por quatro maestros: Sérgio Benutti, Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas.

Na ocasião, será feita uma homenagem ao artista plástico Mestre Didi (Deoscóredes Maximiliano dos Santos), que completaria 100 anos em 2017. Após a entrega das chaves ao Rei Momo, o cantor Bell Marques se apresentará pela primeira vez no local com sucessos que marcaram a carreira e o Carnaval de Salvador.

Bairros - O Carnaval nos Bairros está garantido e acontece em dez locais diferentes da cidade. São eles: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Centro Histórico (Praça da Cruz Caída) e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades.

Os Palcos Temáticos também estão na programação do Carnaval. De casa nova em 2017, o Palco do Rock será realizado na Praça Wilson Lins, na Pituba, a partir das 19h. O Palco Multicultural será montado novamente no Terreiro de Jesus para receber bandas de hip hop, reggae, arrocha e demais estilos musicais, a partir das 18h. O Terreiro do Samba bate ponto na Praça da Cruz Caída, com atrações a partir das 19h.

Espaços temáticos – Com o sucesso registrado nas edições anteriores, os espaços temáticos marcam presença na folia em Salvador em quatro locais. A Vila Infantil vai trazer atividades para os pequenos novamente na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

Decoração Monumental – A decoração da folia este ano será produzida por cinco grandes nomes das artes plásticas em Salvador: Tatti Moreno, Bel Borba, Maria Adair, Eliana Kértesz e Alberto Pitta. As peças inéditas terão aproximadamente 15m de altura e ficarão dispostos em cinco pontos da cidade, que são a Praça Castro Alves, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho.

Fonte: Secom

Diversão e Lazer, Vem pro Pelô, CurtaoCentroAntigo ,