MuNEAN - Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery

O Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) reúne e preserva a história da profissão e dos Conselhos de Enfermagem. A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, o MuNEAN volta-se, também, à pesquisa dos testemunhos materiais e seu entorno promovendo reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde. Somos herdeiros desta história, alicerce da nossa identidade coletiva, que diz respeito não apenas a quem somos, mas aos valores e práticas compartilhados profissionalmente.

Entender de onde viemos é fundamental para contextualizar o presente e compreender os rumos tomados pela profissão. Fundado em 2010 pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o MuNEAN retoma suas atividades em 2017, como braço cultural do Cofen.

Seu acervo participa de exposições itinerantes, ampliando olhares sobre a arte e ciência do cuidar.O imóvel é do século XIX, com ano de lançamento no Cadastro imobiliário de 1893, inserido no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Centro Histórico de Salvador – Bahia.

Concebido para compor um espaço único, o Museu Nacional de Enfermagem  assume o compromisso de, mais do que meramente preservar a história da enfermagem, fomentar cada passo do processo evolutivo da profissão rumo ao futuro. 

O projeto expográfico de longa duração do museu possibilita ao visitante uma apreensão geral das práticas relativas à enfermagem ao redor do mundo, desde os seus primórdios. Técnicas, crenças e personagens, com suas devidas particularidades, são retratadas cronologicamente à medida que pontuam a sua presença na história culminando com o estabelecimento, a partir do século XIX, da enfermagem como profissão.

Horário de Funcionamento do MUSEU:

2ª feira – 13h às 17h
3ª a 6ª feira – 9h às 17h
Sábado – 9h às 12h
Fechado aos domingos e feriados

Site: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Rua João de Deus, 5 - Pelourinho, Salvador - BA

Telefone: (71) 3321-3819