Exposições/Feiras

01 de Dezembro

Exposição fotográfica “Baianas: iê acarajé, iê abará"

A exposição fotográfica “Baianas: iê acarajé, iê abará” revela a beleza, a riqueza e os encantos da baiana de acarajé, considerada símbolo histórico do Brasil. A mostra, inteiramente concebida e realizada por mulheres, reúne 35 imagens, de 15 fotógrafas que se debruçaram sobre essa personagem, realizadas durante eventos religiosos e festas populares de Salvador. A exposição entra em cartaz no Teatro Gregório de Mattos, nos dias 08 de novembro a 01 de dezembro, com visitação gratuita, de terça a domingo, das 14h às 18h. A vernissage para convidados será realizada no dia 07 de novembro, às 18h.

Com a curadoria e expografia de Júlia Bitencourt, a mostra tem o objetivo de valorizar e preservar a memória das baianas, reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil, pelo olhar das fotógrafas: Ana Kruschewsky, Ivana Coutinho, Isolda Macedo, Janaina Saraceno, Jane Olliosi, Lu Brito, Magali Abreu, Márcia Pinheiro, Marina Lordelo, Marta Suzi, Nayara Rangel, Nilvane Machado, Rejane Alice, Sandra Coelho e Vânia Viana.

Às vésperas da data comemorativa de oficialização da profissão, a presença da baiana de acarajé representa um legado histórico da luta feminina que não pode ser esquecido. “As vestimentas brancas, os panos coloridos, os colares de contas, os detalhes e o movimento estão presentes nas imagens de mulheres registradas por mulheres”, conta Júlia Bitencourt.

Exposição: “Baianas: iê acarajé, iê abará”
Fotógrafas: Ana Kruschewsky, Ivana Coutinho, Isolda Macedo, Janaina Saraceno, Jane Olliosi, Lu Brito, Magali Abreu, Marcia Pinheiro, Marina Lordelo, Marta Suzi, Nayara Rangel, Nilvane Machado, Rejane Alice, Sandra Coelho e Vânia Viana.
Curadoria e expografia: Júlia Bitencourt
Vernissage para convidados: 07 de novembro às 18h.
Visitação: 08 de novembro a 01 de dezembro. De terça-feira a domingo, das 14h às 18h.
Local: Teatro Gregório de Mattos
Endereço: Praça Castro Alves, s/n - Centro, Salvador - BA
Telefone: (71) 3202-7888