Gastronomia

10 de Novembro

Culinária Musical na Virada Sustentável Salvador

O projeto Culinária Musical também integrará a programação da Virada Sustentável Salvador, que acontece de 8 a 10 de novembro. Iniciativa do afrochef Jorge Washington, o Culinária acontecerá no domingo, 10, das 12h às 17h30, na Casa do Benin (Pelourinho) e terá música com o cantor Romero Mateus, participações especiais da cantora  e do cantor e compositor Dão, além de desfile de moda da grife NegaNegona.

O Culinária Musical é um projeto que reúne música à gastronomia afetiva do ator e produtor cultural, Jorge Washington. Já em sua 57º edição, o projeto já passou por vários pontos de Salvador e já reuniu artistas diversos, uma iniciativa para aproximar os músicos do público da cidade, carente de espaços confortáveis de diversão. Hoje, o Culinária tem ponto fixo: a Casa do Benin, espaço que fica na Rua Padre Agostinho Gomes, perto do Taboão, e que busca refletir a relação entre a Bahia e o Benin. Dialogando com a africanidade do Culinária Musical, a Casa possui importante acervo artístico e cultural afro-brasileiro, aberto ao público.

Tendo reunido mais de 500 pessoas desde seu início, em 2017, o Culinária Musical já é ponto certo na agenda cultural soteropolitana, e desta vez, na Virada Sustentável, terá acesso gratuito do público. No cardápio, a famosa maxixada de carne seca – que agora será prato fixo do projeto – e a anduzada do afrochef. “A pedidos, nós vamos manter a Maxixada, que é um prato especial do nosso cardápio, e da minha trajetória gastronômica, muitas memórias. E este é o objetivo do Culinária Musical, unir a música de grandes artistas de nossa terra a essa memória afetiva que trago comigo”, diz Jorge.

Música & Moda

No cardápio musical o público terá o show “Brasilidade, Samba-Pop e Soul”, do cantor Romero Mateus, líder do projeto Tribo Bossambá que, após oito anos de shows em casas de cultura e entretenimento soteropolitano, traz este novo projeto solo que precede o EP homônimo, agendado para lançamento em 2020. Terá, ainda, canjas da cantora Joelma Silva, ou apenas , conhecida no axé baiano por atuar como back in vocal de artistas como Daniela Mercury, Carlinhos Brown e, atualmente, Claudia Leitte. Parceiro do Culinária há um bom tempo, o cantor e compositor Dão  - umas das mais interessantes revelações da música baiana atualmente - completará a grade desta edição de novembro do Culinária, trazendo ao público seu estilo dançante com influências da black music e o swing baiano.

O público também será presenteado com o desfile da grife NegaNegona, que disponibilizará suas peças para as mulheres que queiram desfilar no evento.  

SERVIÇO

O que: Culinária Musical na Virada Sustentável Salvador

Quando: 10 de Novembro de 2019, das 12h às 17h30

Onde: Casa do Benin, Rua Padre Agostinho Gomes,17, Pelourinho

Quanto: Acesso gratuito (até limite do espaço)| Prato R$30 (o local aceita cartão de débito e crédito)

Atração: Romero Matheus

Participações especiais: cantora Jó, do cantor e compositor Dão

Desfile da Grife Nega Negona

Cardápio: Maxixada de carne seca e Anduzada