Natal no Centro Histórico

O Papai Noel BA-VI, do artista Vanderlei Oliveira, é oficialmente o Papai Noel do Pelô 2019, eleito pelos votos de 1.360 crianças que durante o mês de dezembro foram ao Terreiro de Papai Noel, doaram presentes, desenharam e escreveram cartinhas  e escolheram entre os três Papais Noéis que estavam montados na Vila de Natal do Pelourinho Dia e Noite. A ação, que conseguiu os votos de 2.920 crianças de várias partes da cidade, foi realizada pela diretoria de Gestão do Centro Histórico, da Secult – Secretaria Municipal de  Cultura e Turismo e integrou o Natal da Prefeitura de Salvador.

Agora o Papai Noel BA-VI está em exposição bem no centro do Campo Grande. No domingo à noite (22), no Terreiro de Jesus, antes do início do Concerto Eletrônico de Natal, o secretário Municipal de  Cultura e Turismo, Cláudio Tinôco, acompanhado da diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, abriu o envelope com o resultado e anunciou o vencedor. No palco, emocionado, o artista plástico Vanderlei Oliveira revelou o “sufoco” que passou ao tentar criar um Papai Noel que agradasse à garotada, segundo ele “cada dia mais exigente”,  e agradeceu à iniciativa que valoriza os artistas da terra. O “Papai Noel Cabuloso”,  do artista Marcos Costa, do  Cabuloso Atelier de Arte e Cultura já está na comunidade do Solar do Unhão. O Papai Noel de Menelaw Sete, “Papai Noel Nativo do Pelô”, ficará em seu atelier, no Pelourinho.

Crianças recebem presentes de Natal – No domingo pela manhã, no Terreiro de Jesus, 150 crianças moradoras do Centro Histórico ganharam presentes de Natal. Ao todo o Terreiro de Papai Noel recebeu 1.378 brinquedos que também estão sendo doados a oito instituições beneficentes, entre elas o Lar da Criança, NACCI – Núcleo de Apoio de Combate ao Câncer, Creche Bel Machado, OAF – Organização do Auxílio Fraterno, CAASAH, Lar Irmã Benedita e Creche Orfanato Vó Flor, onde a própria Vó Flor, apesar de acamada, com o pé quebrado, fez questão de receber as doações e dizer que se sobrar brinquedo, vai mandar para as crianças da Fazenda Grande.

Concerto Eletrônico de Natal - O “Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart” – foi realizado de 19 a 22 de dezembro, às 19h, ao ar livre, na frente do prédio da  Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus e nas janelas, a partir da apresentação de um espetáculo especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael e  que reúne, numa mesma apresentação,  a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, o Coral Ecumênico da Bahia, o solista (voz) Fábio Eça, o DJ Thiago Pugas e o teremista Rodolfo Lima, todos integrados realizando o espetáculo. Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal teve do eletrônico ao acústico, do popular ao erudito, do instrumental ao vocal, e encerrou as celebrações natalinas do Pelourinho Dia e Noite em alto astral com o público de pé cantado junto com os artistas “Oh Happy Day” .