Diversão e Lazer

A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite é bastante diversa. Toda semana, ocorrem ações no Centro Histórico de Salvador, realizadas pela Fundação Gregório de Matos (FGM), para garantir a animação do soteropolitanos. 

 

Todas as sextas-feiras, acontece o projeto Poesia no Pelô, com performances de Poesia nas praças do Pelourinho, sempre a partir das 19h. Além disso, há também apresentações musicais às sextas, sábados e domingos nas esquinas do Centro Histórico, o que dá nome ao projeto Música nas Esquinas. 

 

Aos domingos, o Concerto nas Igrejas leva música instrumental às missas que são celebradas nas igrejas da região, sempre a partir das 11h.

 

Terça da Benção - Parte das ações do programa Pelourinho Dia e Noite, a Terça da Benção é realizada em parceria com Associação dos Barraqueiros do Terreiro de Jesus,  e conta com  variada programação cultural que tem início a partir das 18h, com uma missa afro-barroca, na Igreja Rosário dos Pretos e outra, no mesmo horário, na Igreja de São Francisco.

 

Já às 19h começa a programação musical no Terreiro de Jesus com a participação de diferentes grupos de Samba. 

 

A Empresa Salvador Turismo (Saltur) também realiza diversas ações para atrair cada vez mais o público para o Centro Histórico de Salvador. A primeira delas foi a produção de um guia completo com restaurantes, bares, lojas, galerias, ateliers, antiquários estarão mapeados, com endereço e informações específicas de cada lugar que foi disponibilizado para baianos e turistas. Além disso, a Saltur realizou o Desafio Bike Run, em agosto desse ano, bem como a Feira da Cidade, que levou baianos e turistas ao Largo do Pelourinho. 

 

A Orquestra Sinfônica Arte Viva já recebeu no Terreiro de Jesus, artistas como Ivan Lins (no dia 5 de junho de 2016) e Jorge Aragão, que se presentou no dia 23 de setembro. Batizado de “100 Anos de Samba", o evento gratuito  fez parte da Série Rede Sinfônica.

 

Criada há 20 anos pelo Maestro Amilson Godoy, a proposta da Orquestra Arte Viva é levar música erudita para o público de um jeito bem diferente. O grupo transita entre estes os gêneros musicais popular e erudito e já se apresentou com músicos do Brasil e do exterior, como Arthur Moreira Lima, Yamandu Costa, Milton Nascimento, Ivan Lins, Zimbo Trio, Elba Ramalho, Dominguinhos, Maria Rita, Lulu Santos, Rita Lee, Skank, Jota Quest, Gilberto Gil, Gal Costa, Daniela Mercury, Zélia Duncan, Stanley Jordan e George Benson e John Pizzarelli.