Empreendedorismo

As ações de empreendedorismo, voltadas para o programa pelourinho Dia e Noite são desenvolvidas pela Ong Parque Social, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes).

Programa Comunidade Empreende Pelourinho

O programa visa promover o autodesenvolvimento a partir do levantamento de iniciativas de empreendedorismo social. São capacitados grupos de empreendedores para a estruturação e formalização de planos de negócio. Os mesmos serão apoiados na busca de parcerias que venham a viabilizar essas iniciativas. Entre ações executadas estão:

- Além do Carmo Multicultural: Aplicativo com mapeamento dos pontos comerciais, culturais e históricos da região do Pelourinho, com calendário dos encontros mensais de manifestações culturais, históricas e gastronômicas. Espaço para divulgação e união de todos os eventos e atividades existentes na comunidade, beneficiando todo o bairro e entorno.

Armazém do Artesanato (Espaço colaborativo) - Feira de Arte, Cultura e Sustentabilidade: Promove os trabalhos desenvolvidos por pequenos artesãos através da comercialização em uma loja colaborativa própria e feiras de artesanato, presta assessoria na área de marketing e design, promove a compra coletiva de insumos para produção de material e promove oficinas de artesanato e gestão na área de economia criativa. Atualmente acontece no Espaço Ímpar, loja colaborativa localizada na Rua Direita do Santo Antônio, composta por 7 artesãos.

 -Boiada Multicor: Dissemina metodologia de desconstrução filosófico ideológica dos preconceitos étnico-culturais nas histórias para crianças e adultos através de artes integradas (literatura, poesia, dança, teatro, música, artes plásticas e contação de histórias dos “Bois Multicores”).Atua na sede Ponto cultural Boiada Multicor, situada na Rua Maciel de Baixo, Pelourinho, unidade educativa popular, promovendo ações pedagógicas, aulas de teatro, capoeira de angola, culinária. Participação em palestras e cursos promovidos pelas universidades, governos estadual e municipal e outras organizações de Salvador. O local ainda conta com um espaço para exposição de artista nacionais e internacionais.

- Degrau Escola de Estética CapilarOferece formação profissional e humana para jovens de baixa renda residentes no Centro Histórico na área de estética capilar masculina, promovendo capacitação nas áreas de visagismo, corte, sobrancelhas masculina, administração e cidadania e gramática. Atualmente a barbearia está localizada na Rua Siqueira Campos, 28, Barbalho.

DUS QUINTAIS: Desenvolvimento da agricultura urbana, sob a forma de hortas comunitárias nos quintais situados nos bairros do Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, com a prática de agricultura orgânica e agroecológica, propiciando a produção de alimentos sem agrotóxicos para o próprio consumo e geração de renda com o excedente. 

- ENEO - Por uma nova educação: Realização de cursos e oficinas para docentes e discentes de licenciaturas, a princípio, com o intuito de salientar a importância da literatura (oral e escrita) e da filosofia no aprimoramento humano como aliados no processo educacional, em prol de um ambiente lúdico de ensino-aprendizagem, respeitando os saberes individuais e colaborando para uma visão críticoreflexiva do eu, do outro e do mundo. As oficinas e palestras estão ocorrendo no Círculo de Estudo, Pensamento e Ação (CEPA) e outras instituições. 

- Flexas atelier: Desenvolvimento de produtos provenientes de materiais recicláveis (garrafas pets; revistas, sacolas plásticas; caixas de leite; tecidos; miçangas; fardamentos; jeans; embalagens de café e ração; sombrinhas). O Ateliê inaugurado há dois anos fica na Rua do Carmo, n.44. Funciona todos os dias da semana das 14h às 18h.

- Inovar InovandoSocialização domiciliar do idoso residente no Santo Antônio Além do Carmo e entorno, através de atividades lúdicas como jogos, dança, cine, escuta ativa, arte em geral.

- MUNAEM – Mulheres, Negras, Artesãs e Empreendedoras: Coletivo de mulheres negras, artesãs e empreendedoras para fortalecimento da oferta de produtos, diversificação da oferta de produtos; promovendo feiras itinerantes de produtos artesanais; oficinas de turbantes, corte e costura prático, biscuit e bijuterias e oferecendo serviço de buffet e receptivo. Um artesão pode representar os outros em eventos assim podem se dividir e participar de mais feiras e eventos tendo uma possibilidade de venda maior.

-Museu Doméstico Multicultural: Promoção e desenvolvimento sociocultural da comunidade negra de Salvador e de artistas e artesãos iniciantes e/ou com pouca visibilidade através de um espaço multiuso (loja, hospedagem, espaço para cursos, exposição e eventos) e multicultural no Barbalho (Centro Histórico e Antigo de Salvador). 

Oficina-Escola de reaproveitamento de vidro: Qualifica multiplicadores, para que atuem utilizando uma modalidade inovadora no corte e manuseio de vidros descartados, tornando-se empreendedores no mercado de vidro descartado. Loja está localizada no Largo do Artesanato, loja n°. 1, no Pelourinho. Também realiza oficinas para escolas públicas sobre a reutilização do vidro.

- Oséias Silva Ateliê: Desenvolvimento de produtos provenientes de materiais recicláveis (papel sulfite; revistas; jornal; coador de café de papel usado). Produto chave: Afroneca, escultura que representa a figura feminina e cultura afro-baiana. Pontos de vendas no espaço da Cultuarte (Pelourinho), lojas do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping e Loja do Brasil Original Artesanato (Shopping Barra).

- Obras Sociais irmã Dulce - Vida e Arte: Capacita indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social na arte de mosaico, agregando noções de empreendedorismo e geração de renda. Visa fortalecer a autoestima, autonomia, dignidade e cidadania de indivíduos em situação de vulnerabilidade. 

Programa Convivendo e Aprendendo

O programa é destinado a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade para que sejam incluídas ou reincluídas na sociedade. Para se alcançar esse objetivo, serão realizadas oficinas e workshops de integração, com palestras socioeducativas, e um trabalho de assistência psicossocial, individual ou em grupo. 

Programa Foto.com

Desenvolvido também em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), tem como objetivo resgatar a identidade histórico-cultural da comunidade, com produção de material fotográfico e impresso, bem como fortalecer autoestima e sentimento de pertencimento de 120 jovens da região do Centro Histórico, que passam a ter um novo olhar sobre a própria realidade a partir do material produzido. O programa é executado através de oficinas de produção de fotografia, técnicas de comunicação, webdesign e design gráfico, junto às palestras. Até o final do ano, será produzida uma revista digital e impressa com o material.