Logo Prefeitura de Salvador

Gastronomia

Todas as terças e quintas-feiras também acontece no local, a oficina de Gastronomia Africana, ministrada pelas chefs Ana Célia Batista, do Zanzibar, e Angélica Moreira, do Ajeum da Diáspora, que integra o projeto Ajeum do Benin. A ação, coordenada pela Fundação Gregório de Matos, tem o objetivo de ensinar pratos originados de países, como Benin, Angola, Nigéria e Moçambique, bem como oferecer formação e possibilidade de geração de renda à comunidade. A oficina sempre das 13h às 17h, no Espaço Jeje Nagô, antigo restaurante da Casa do Benin.

Casa do Benin

Inaugurada em 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou.

Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi – que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços – a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.

A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias e oficinas artísticas.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 17h. 
Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho.

 

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content