Mobilidade

Para facilitar o acesso do público que frequenta o Centro Histórico de Salvador, o plano inclinado Pilar é uma das opções que baianos e turistas têm para se locomover. O Plano que liga a rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, funciona gratuitamente de segunda a sexta das 7 h às 19h e aos sábados de 7h às 13h. Já o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a Praça da Sé ao bairro do Comércio, funciona de segunda a sexta de 7h às 19h e aos sábados de 7 h às 13 h.

 Considerado um dos cartões postais mais visitados de Salvador, o Elevador Lacerda também é uma das opções de acesso à região e segue funcionando normalmente, com as quatro cabines em operação. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 6h às 23h sábado e domingo de 06 h as 22 h com a tarifa de R$0,15 por pessoa.

 A população também pode contar com ônibus 24h, que saem da Estação da Lapa. Para entender melhor sobre o sistema, acesse: http://www.corujao.salvador.ba.gov.br/. Lembrando que o usuário pode utilizar o bilhete único para a integração entre duas linhas, no período de 2h. Vale constar que, em datas comemorativas ou festas de grande porte, há sempre um esquema de transporte especial, a depender da demanda do evento. 

 Trânsito 

 De acordo com a Transalvador, a sinalização de trânsito foi modificada e recebeu novo layout. As ruas do Bispo, Inácio Acioli e o Terreiro de Jesus passaram a contar com Zona Azul para estacionamento e o acesso passou a ser controlado e monitorado através da fiscalização eletrônica. Apenas táxis do município e vans de turismo cadastradas na Transalvador têm o acesso liberado. Já as Ruas João de Deus, Gregório de Matos e Rua das Portas do Carmo passaram a ter sentido único.