Largo 2 de Julho – Campo Grande

O majestoso monumento no Largo 2 de Julho, também conhecido como Campo Grande, é uma homenagem especial ao Dia da Independência da Bahia (2 de Julho de 1823) e tem como símbolo principal “O Caboclo”.

O Monumento ao 2 de Julho foi construído para marcar a data em que as tropas brasileiras entraram em Salvador para lutar contra os portugueses, e venceram, contribuindo para a consolidação da Independência do Brasil.

Inaugurado em 1895, o monumento baiano é considerado um dos mais belos construídos no Brasil. De estética neoclássica, e esculpido em bronze, ferro fundido e mármore de Carrara, na Itália, pelo artista italiano Carlo Nicoli y Manfredini, o Monumento ao 2 de Julho tem 25,86 metros de altura.