Logo Prefeitura de Salvador

MuNEAN – Museu Nacional de Enfermagem

O Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) reúne e preserva a história da profissão e dos Conselhos de Enfermagem. A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, o MuNEAN volta-se, também, à pesquisa dos testemunhos materiais e seu entorno promovendo reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde. Somos herdeiros desta história, alicerce da nossa identidade coletiva, que diz respeito não apenas a quem somos, mas aos valores e práticas compartilhados profissionalmente.

Seu acervo participa de exposições itinerantes, ampliando olhares sobre a arte e ciência do cuidar. O imóvel é do século XIX, com ano de lançamento no Cadastro imobiliário de 1893, inserido no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Centro Histórico de Salvador – Bahia.

Concebido para compor um espaço único, o Museu Nacional de Enfermagem assume o compromisso de, mais do que meramente preservar a história da enfermagem, fomentar cada passo do processo evolutivo da profissão rumo ao futuro. 

O projeto expo gráfico de longa duração do museu possibilita ao visitante uma apreensão geral das práticas relativas à enfermagem ao redor do mundo, desde os seus primórdios. Técnicas, crenças e personagens, com suas devidas particularidades, são retratados cronologicamente à medida que pontuam a sua presença na história culminando com o estabelecimento, a partir do século XIX, da enfermagem como profissão.

Visitas presenciais – diariamente: Seg – 12h às 16h45. Ter a sex – 10h às 16h45. Sab – 10h às 12h45 (no máximo 40 pessoas por vez).

Visitas Virtuais Mediadas – O MuNEAN está realizando exposições permanentes e temporárias, com o objetivo colaborar no processo da interpretação do seu acervo e dos seus espaços. 

Palestras Virtuais – Além das visitas mediadas, ocorrem também, apresentações com aprofundamentos de temas que fazem parte da História da Enfermagem Brasileira e Mundial, como a História da Enfermagem Brasileira – Contribuições Afrodescendentes; História da Enfermagem no Brasil, a História da Enfermagem no Mundo, a História de Anna Nery – a Patrona da Enfermagem no Brasil, a História de Florence Nightingale – Patrona da Enfermagem Moderna e a História de D. Ivone Lara – Enfermeira e Assistente Social. 

Contação de História Infantil Virtual e Presencial: Anna Nery – A Heroína Baiana. Narração da história de Anna Nery, desde a sua vida na cidade de Cachoeira – no Recôncavo Baiano à sua ida para Guerra do Paraguai, para cuidar dos feridos. Nesse contexto, são abordados de forma lúdica a importância dos trabalhos realizados por Anna Nery, o seu voluntariado, as homenagens recebidas pós-guerra e sua titulação como Patrona da Enfermagem no Brasil, evidenciando a importância do olhar e cuidar do próximo. 

Até 31 de agosto, acontece a mostra expositiva sobre a trajetória da Enfermeira Izabel dos Santos, em homenagem aos serviços prestados pela mesma, para o trabalho e formação em Saúde. Um evento com textos e fotografias, painéis com tramas em tecido, que revelam as contribuições de Izabel dos Santos, simbolizando os tantos caminhos percorridos, por Izabel  e a perseverança que permitiu escrever as bases para a atual política de pessoal técnico e auxiliar no campo da Saúde Pública Brasileira. 

Site: munean@cofen.gov.br 

Instagram: munean_oficial 

Facebook: munean.museuenfermagem 

Youtube: museu de enfermagem  

Agendamentos pelo e-mail: muneanagendamento@cofen.gov.br 

Horário de Funcionamento do MUSEU:

Seg – 12h às 16h45. Ter a sex – 10h às 16h45. Sab – 10h às 12h45 – gratutito

Agendamentos pelo e-mail: muneanagendamento@cofen.gov.br

Endereço: Rua João de Deus, 5 – Pelourinho, Salvador – BA

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content