Logo Prefeitura de Salvador

Museu Udo Knoff Ajulejaria e Cerâmica

Primeiro do gênero no Brasil, o museu atua nas áreas de azulejaria e cerâmica. Foi fundado em 1994 para preservar e expor o rico acervo organizado pelo ceramista alemão Horst Udo Knoff (1912-1994). Além das obras de autoria de Udo, reúne azulejos portugueses, espanhóis, franceses, ingleses, holandeses e italianos, datados dos séculos XVI ao XX, e criações de representativos artistas locais como Jenner Augusto, Genaro de Carvalho, Sante Scaldaferri, Calasans Neto e Carybé.

Requalificado, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica volta a receber visitantes com duas exposições “Udo colecionador” e “Bahia Água e Cor: do sagrado ao profano”, que compõem a primeira edição do projeto Museu Udo Knoff convida.

Com o objetivo de abrigar obras de artistas que, assim como Udo, desenvolveram suas criações a partir de um olhar sobre a Bahia, a estreia do projeto é realizada em parceria com o Luiz Neto Atelier. “Bahia Água e Cor: do sagrado ao profano” expõe aquarelas que retratam a importância da religiosidade na Bahia e seus vínculos com a história, cultura, arquitetura e contexto paisagístico do estado.

Com “Udo colecionador”, o museu convida o público a explorar os aspectos simbólicos dos azulejos na arquitetura civil e religiosa que remetem ao sagrado, ao profano, ao erudito e ao popular ao longo dos séculos.

É administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

Horário de funcionamento: Ter a dom 10h às 17h – gratuito

Redes sociais: @museusdabahia

Local: Rua Frei Vicente, 3 – Pelourinho, Salvador 

Telefone: (71) 3117-6389

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content