Logo Prefeitura de Salvador

O Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador – do qual o Pelourinho é símbolo e síntese – constitui o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. Orgulho dos baianos, o espaço é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Articulando as dimensões histórica e cultural, o Centro Histórico de Salvador é, por excelência, o locus das atividades criativas da Cidade, com destaque para a presença marcante da herança afro-brasileira, que fez surgir aqui uma cultura singular. Nessa ambiência inspiradora a Cidade tradicionalmente se expõe em toda a sua grandeza cultural, exibindo as expressões da sua criatividade e originalidade. Ali se encontram instituições e entidades, edifícios e espaços, tradições e práticas que refletem o passado e projetam o futuro, ambos convivendo em um mesmo ambiente. Não custa assinalar que a própria restauração e conservação do patrimônio arquitetônico do Pelô constitui, em si mesma, uma indústria criativa internacionalmente consagrada. Predominantemente residencial e turística, a área mantém parte de suas antigas funções de “centro de cidade”, hoje compartilhada com outras regiões da metrópole.

São mais de três mil imóveis dos Séculos XVI a XIX, com sua arquitetura monumental de finalidade religiosa, civil – de função pública e privada – e militar, onde hoje se destacam igrejas e conventos, museus e arquivos, teatros e cinemas, espaços e grupos culturais, ateliês, galerias, antiquários, sebos, somando centenas de equipamentos e instalações que estão indicadas nesse site para facilitar a visitação por soteropolitanos e turistas de todo o mundo.

Atenção especial é dada aos estacionamentos (com mais de mil vagas) e às rotas de chegada por automóvel, ônibus, metrô e até por cruzeiros marítimos que ancoram no Porto de Salvador, localizado na Cidade Baixa, em pleno Centro Histórico. Qualquer que seja o meio de acesso, o Centro Histórico deve ser fundamentalmente visitado a pé, até porque algumas áreas são vedadas ao automóvel.

Com a chancela do programa Pelourinho Dia e Noite a Prefeitura Municipal de Salvador assumiu clara e decididamente seu protagonismo na reabilitação do Centro Histórico objetivando gerar uma nova dinâmica de funcionamento e gestão. Nesse contexto, criou recentemente, na Secretaria de Cultura e Turismo, a Diretoria de Gestão do Centro Histórico e instituiu o Programa Revitalizar, destinado a promover a restauração, recuperação, reforma e conservação desse valioso patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, assegurando sua preservação para as gerações futuras.

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content