Logo Prefeitura de Salvador

Centro Cultural Palácio da Sé

O Palácio Arquiepiscopal de Salvador, também conhecido como Palácio do Arcebispado de Salvador, Palácio Arquiepiscopal da Sé e Palácio da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador.

Foi construído no início do século XVIII para ser residência de arcebispos (inaugurado em 1715). É um dos exemplos de arquitetura do período colonial na cidade, possuindo subsolo e três pavimentos sobre a rua. Sua entrada é marcada por um frontão barroco e um portal em pedra de lioz decorado com o brasão de Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo de Salvador (1701-1722) na época da construção do edifício. Pode-se notar influência da arquitetura dos palácios renascentistas italianos em seu interior, com duas galerias superpostas que se abrem para um pátio central. As janelas dos dois primeiros pisos são de peitoril e vergas retas e o pavimento nobre, o mais alto, tem janelas com balcões e gradis de ferro. O interior está organizado ao redor de um pátio central. O palácio foi tombado pelo IPHAN em 1938.

O edifício ligava-se à antiga Igreja da Sé por passadiços elevados. Em 1933, a igreja foi demolida para permitir a expansão dos trilhos dos bondes da Companhia Linhas Circular de Carris da Bahia. Atualmente, o espaço da antiga igreja é ocupado pela Praça da Sé, onde, em 1999, foi erguido o monumento da Cruz Caída, do artista plástico Mário Cravo, em homenagem ao templo demolido.

A adaptação de uso do imóvel tem o intuito de implantar um centro de referência da história da Igreja Católica no Brasil, expondo o acervo de singular importância da Arquidiocese de Salvador. O apoio do BNDES abrange as obras civis de restauração do edifício e também a musicalização do palácio, com criação de laboratório para restauração documental.

Instagram: https://www.instagram.com/palaciodase/?hl=pt-br

Site: www.palaciodase.org.br

Funcionamento: Seg a sab – 09 às 17h

Taxa de visitação: 10,00 e meia 5,00

Endereço: Praça da Sé, 203-47 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-210

Telefone: (71) 3838-9987

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content