Logo Prefeitura de Salvador

Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco é a antiga sede do governo da Bahia, localizado em Salvador, na Praça Tomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a Câmara Municipal e o Elevador Lacerda. A construção atual é de 1919, e recebeu o nome de “Rio Branco”, em homenagem a um dos maiores estadistas brasileiros, o Barão do Rio Branco.

O palácio primitivo começou a ser construído pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em meados do século XVI, para ser o centro da administração portuguesa. No início era de taipa de pilão, recebendo posteriormente pequenas ampliações. Teve várias funções, como quartel e prisão. Abrigou Dom Pedro II, quando este veio em visita a Bahia em 1859. No fim do século XIX, ainda ostentava a velha fachada colonial portuguesa, símbolo de decadência na nascente República. Recebeu então uma profunda reforma, ficando pronto em 1900, na gestão do governador da Bahia, Luís Viana. Passava então a exibir um nobre e imponente estilo neoclássico, bem ao gosto francês.

Em 1984 foi feita uma restauração completa no prédio. Fonte: Wikipedia.  Foto:@gustavoepfonseca e @mypantomtoy

Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 12h, e das 13h às 17h. (Importante: a visitação do segundo piso é proibida a visitantes).

Acessibilidade: a porta central tem acesso por alguns degraus, não havendo rampa. Todo o térreo tem ampla circulação, sem degraus ou desníveis. Há uma rota acessível do Pelourinho, esse blog possui muita informação atualizada a esse respeito neste link

Telefone: (71) 3116-6928

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content