Logo Prefeitura de Salvador

Pelô Design – Loja Incubadora

Uma loja que, além de peças de design feito à mão, vende uma causa: a formação de indivíduos e grupos que atuam no mercado de Economia Criativa no estado. Um coletivo de designers e artesãos que, além de comercializar seus produtos, vai promover ações de incubação para desenvolvimento dos seus negócios.

O Coletivo se organizou a partir das oficinas do projeto Bahia: Revoluções Criativas, iniciativa do Instituto ACM que continua apoiando o grupo de cerca de 80 artesãos e designers através da cessão gratuita de um espaço dentro da sua sede, onde será instalada a loja-incubadora e da articulação de parcerias institucionais e patrocínios para auxiliar no desenvolvimento das ações do grupo.

Fruto de uma parceria entre o Instituto ACM e a consultoria Projek, também será lançada, nesta quinta, uma Universidade Corporativa que oferecerá conteúdos, em formato EAD, disponíveis para os integrantes do Coletivo Pelô Design para que possam desenvolver seus negócios. Os conteúdos se dividem em oito módulos (Empreendedorismo, Gestão de Vendas, Gestão Financeira, Marketing, Design de Produtos, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas e Cultura e Arte), num total de um ano e meio.

Os produtos que serão comercializados na loja já trazem alguns diferencias importantes, como a preferência pela reciclagem e reutilização de resíduos num processo criativo de design que, ao mesmo tempo, também busca valorizar a identidade cultural baiana. “Aliar o design à produção artesanal e à valorização da identidade local, sem perder de vista as características singulares de cada artesão sempre foi o que perseguimos desde o início desse trabalho”, ressalta Luciana Galeão, designer responsável pelas primeiras oficinas e que agora assume também o papel de coordenação do Coletivo.

Apesar do pouco tempo de existência, além da loja-incubadora, o grupo já tem importantes conquistas, como a aprovação em edital para integrar o Programa Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis (CASA Cidades), com apoio do Fundo Socioambiental CASA, Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK.

O projeto cenográfico do espaço tem assinatura conjunta dos arquitetos Celivan Ramos Góes e Kézia Damásio Neves e da Renata Mota Cenografia e foi montado a partir de materiais reaproveitados doados pela Battre / Solví e pela Prefeitura Municipal de Salvador através da SEMOP.

Além disso, o Coletivo Pelô Design conta, ainda, com o apoio da Ademi-BA e da Rede Bahia.

Horário de Funcionamento:Seg a Sex- 9h às 17h e Sab- 9h a 1h

Facebook: https://www.facebook.com/Coletivo-Pel%C3%B4-Design-935195813342854/

E-mail: coletivopelodesign@gmail.com

Telefone: (71)3321-8784

 

 
                                     

 

 

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content