Logo Prefeitura de Salvador

República AF

Batizado de República AF, o casarão da Rua das Laranjeiras, 38, Pelourinho, foi transformado em clube cultural que será mantido por sócios, sob direção de Aninha Franco.

A escritora e dramaturga Aninha Franco adquiriu o velho casarão no final dos anos 1990 com o dinheiro ganho com as bilheterias dos espetáculos Os Cafajestes e Oficina Condensada.

A biblioteca possui um acervo de livros que reúne mais de 14 mil títulos, englobando todas as áreas do conhecimento. De economia a política, de artes visuais a cinema, de teatro a poesia, de romances a gastronomia, de filosofia a história. Entre as dezenas de estantes que abrigam o acervo físico, totalmente catalogado e dividido entre as diferentes áreas do conhecimento, estão obras raras como a primeira edição de Cachoeira de Paulo Afonso, do poeta baiano Castro Alves, a primeira edição, em francês, de Darwin e até o primeiro livro erótico publicado no Brasil: O Elixir do Pajé, de Bernardo Guimarães.

Além da Sala Ita, que ganhou tratamento acústico primoroso, o casarão dispõe de salas de pesquisas e de aulas para as mais diversas linguagens artísticas, espaço para pequenos eventos, cozinha para almoços, jantares e cursos de gastronomia, além, claro, do seu vasto e precioso acervo. A programação está sendo construída para acontecer de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 14h.

Para se associar é preciso encaminhar um e-mail para republicaafpensar@gmail.com e, caso seja aprovado pela proprietária, o novo sócio pagará uma taxa anual de R$ 180, que pode ser parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito. “Estes recursos irão garantir a manutenção do espaço e a sua existência no futuro”, explica.

E-mail: republicaafpensar@gmail.com

Horário: Todos os Dias: 14h às 22h

Endereço: Rua das Laranjeiras, 38 – Pelourinho, Salvador – BA, Brasil

 

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content