Logo Prefeitura de Salvador

Teatro Martim Gonçalves

A história do teatro baiano pode ser delimitada pelo antes e depois da criação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (1956). O trabalho de Martim Gonçalves com o grupo A Barca (1956-1963) renovou a cena teatral com uma política de intercâmbio que transformou a escola numa referência para o ensaio de teatro na América Latina e, atualmente, mantém intercâmbio com instituições em âmbito internacional.

O teatro Martim Gonçalves (nome atual do original Teatro Santo Antônio criado por Martim no casarão homônimo em 1958) teve ao longo desses anos um papel importante como renovador da cena teatral.

Esse empreendimento pioneiro podia ser considerado, na época, uma utopia, porém o reitor convidou um dos fundadores do Teatro Tablado do Rio de Janeiro, o artista, professor e médico pernambucano Martim Gonçalves, o criador e primeiro diretor da Escola de Teatro da UFBA (1956-1961). Da primeira turma de alunos saiu o que constituiria o Teatro dos Novos (1959) que resultou no Teatro Vila Velha (1964), de grande importância na formação e consolidação do atual teatro e cultura baianos.

E-mail: teatromartim@hotmail.com

Site: http://www.teatro.ufba.br

Horário de Funcionamento:Todos os dias 20h às 22h

Endereço: Av. Araújo Pinho, 292 – Canela, Salvador – BA

Telefone:(71) 3283-7862

 

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content