Logo Prefeitura de Salvador

Largo Terreiro de Jesus

Terreiro de Jesus, oficialmente denominado Praça 15 de Novembro é uma praça de grande importância histórico-cultural localizada no Centro Histórico de Salvador.

Nos primeiros anos da década de 1550, na época da fundação de Salvador pelo Governador-Geral Tomé de Sousa, os jesuítas receberam do governador uma área a norte da nova cidade, na qual os padres da ordem liderados por Manuel da Nóbrega construíram uma primeira capelinha de taipa e o primeiro edifício do Colégio dos Jesuítas da cidade. Devido à presença dos padres da Companhia de Jesus, o largo em frente passou a ser conhecido como “Terreiro de Jesus”. O edifício do colégio da companhia foi concluído em 1590.

A primeira igrejinha construída no local no século XVI era muito pequena e frágil, e, entre 1652 e 1672, os jesuítas construíram, no local, uma suntuosa igreja, considerada a mais imponente do século XVII no Brasil. A fachada maneirista da igreja, construída com blocos de pedra de lioz trazidos de Portugal, ainda domina a praça. O interior está composto por magníficos retábulos de talha dourada em estilos maneirista e barroco, destacando-se ainda o teto de madeira esculpida e a sacristia. Em 1933, após da demolição da antiga Sé de Salvador, a igreja dos jesuítas passou a ser a nova Catedral Basílica de Salvador.

Além da catedral, o terreiro abriga a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, expoentes máximos da arte colonial brasileira e o edifício do antigo Colégio dos Jesuítas passou a ser usado como hospital e, em 1808, foi instalada, ali, a primeira faculdade de medicina do Brasil.

Em maio de 2019, o Terreiro de Jesus foi requalificado pela Prefeitura Municipal de Salvador e resgatou o projeto de Burle Marx.

Pode-se afirmar que nesse local surgiu a primeira orde  reboliças do Brasil – Jesuítas, a primeira escola de educação do país – Colégio dos Jesuítas e, o primeiro curso superior do Brasil – Escola de Medicina.

  

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content