Estátua de Thomé de Souza

Tomé de Souza, fidalgo português, fundador da cidade de Salvador em 1549.

A obra original da estátua de Thomé de Souza está locada no interior do Palácio Rio Branco. Na praça que tem o seu próprio nome, foi instalada uma réplica da original, de autoria do escultor italiano Pasquale de Chirico fundida em bronze.

A réplica esteve, por muito tempo, localizada na Praça da Sé, de onde foi retirada e transferida para a praça que tem o seu próprio nome. Na base, que permaneceu na Praça da Sé, foi instalada a estátua de Zumbi dos Palmares, herói negro.

A chegada de Tomé de Souza, que veio com a missão específica de fundar a cidade,  ocorreu no ano de 1549 , no dia 29 de março e o seu desembarque aconteceu na praia conhecida como a “ praia do Porto da Barra , a única na costa de Salvador, segura para receber uma pequena esquadra, pois tem águas profundas e é segura, por não possuir pedras no seu fundo e portanto por não oferecer perigo às embarcações.

Endereço: Praça Tomé de Souza (ou Praça Municipal), s/n, (em frente ao Elevador Lacerda), Centro Histórico de Salvador.