Igreja da Misericórdia – Santa Casa de Misericórdia (fechado devido a pandemia)

A Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Lisboa, em 1498, pela Rainha D. Leonor (1458-1525). A instituição tem origem católica portuguesa, embora não seja diretamente subordinada à Igreja. Hoje, a Santa Casa está presente em várias cidades do Brasil e do mundo, com seus hospitais e museus.

A Santa Casa da Misericórdia da Bahia, em Salvador, foi fundada em 1549, mesmo ano de fundação da Cidade. Existiam dúvidas quanto ao seu ano de fundação, até 1937, quando foram publicadas as folhas de pagamento, de 1549 a 1551. Por elas, sabe-se que a Irmandade da Santa Casa da Bahia já estava organizada em julho de 1549, mas, provavelmente, desde abril. O Hospital era dedicado a São Cristóvão, mas era conhecido como o Hospital da Santa Casa. Em 1893, o Hospital foi transferido para o Santa Izabel, em Nazaré.

Na Bahia, até o século 19, foram fundadas Santas Casas em pelo menos 12 cidades, incluindo a de Ilhéus, fundada em 1564, uma das mais antigas do Brasil. A Santa Casa da Misericórdia da Bahia abriga a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Inicialmente era apenas uma capela no interior da enfermaria. O primeiro templo foi construído por volta de 1560. Provavelmente foi muito danificada após os vários bombardeios de ingleses e holandeses no final do século 16 e início do século 17.

A Igreja atual foi construída em 1653. A partir de 1722, foram realizadas obras de complementação e embelezamento.

Além da Igreja, o conjunto arquitetônico inclui dependências para assistência social, sacristia, claustro e a bela sala do Consistório. Em 1716, foi inaugurado um recolhimento para mulheres. Hoje, funciona também no local, o Museu da Misericórdia, com obras de arte de valor inestimável.

Visitação: Seg a sáb – 10h às 17h / Dom – 9h às 13h / Feriado – 13h às 17h

Site: http://www.santacasaba.org.br

Endereço: Rua da Misericórdia, 6 – Praça da Sé – Centro Histórico, Salvador – BA, 40026-045, Brasil

Imagens Santa Casa da Misericórdia e @Myphantomtoy