Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é a uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no Brasil.

Situada no sopé da montanha que liga a cidade Alta à Cidade Baixa, sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa e, sua atual construção em estilo barroco, foi feita toda de pedra-sabão (pedra de Lioz) trazida de Portugal em pedaços separados. É a terceira construída no local sobre o assentamento da primitiva, erguida por Tomé de Sousa quando da fundação da cidade, em 1549. A atual igreja foi iniciada em 1739 e inaugurada em 1765, mas suas obras só foram concluídas em 1849.

Abriga imenso patrimônio artístico, em especial, a pintura do teto, em estilo ilusionista, de J. Joaquim da Rocha (1772-3). A imagem de N.S. da Conceição é do artista Domingos Pereira Baião (1855). O belo retábulo do altar-mor é de João Moreira do Espírito Santo, de 1765 a 1773. Nossa Sra. da Conceição é a padroeira da Bahia. Irmã Dulce foi sepultada nessa Igreja.

Seu interior possui a primeira demonstração mais completa do barroco de dom João V no Brasil, destacando-se a pintura do teto da nave que obedece à concepção ilusionista barroca de origem italiana de autoria de José Joaquim da Rocha.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, desde 1938. É dedicada à padroeira do Estado. Dela, partem os cortejos das festas do Senhor Bom Jesus dos Navegantes (1º de janeiro), Conceição da Praia (8 de dezembro) e de Santa Luzia (13 de dezembro).

Ao lado da igreja foi recém inaugurado o Cerimonial da Conceição da Praia, que aliou uma arquitetura moderna às paredes originais do seu interior. Com capacidade para 1000 pessoas, é perfeito para eventos e grandes festas de casamento.

A festa em homenagem à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, a festa religiosa mais antiga do Brasil é realizada no dia 08 de dezembro (feriado). Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor na procissão realizada após a missa campal.

Missas:

Seg a sáb – 7h30.  Dom – 8h e 10h30

Horário de visitação: seg a sex – das 7h30 às 16h.  Sab e dom, das 7h às 12h  – Gratuito

E-mail: pnscp@ig.com.br

Instagram: @conceicaodapraia