Igreja e Museu da Ordem Terceira de São Francisco

A Igreja e Museu da Ordem Terceira de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador, erguidas entre os séculos XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do barroco brasileiro, em especial a igreja, que exibe uma faustosa decoração interior.  Apresenta fachada em pedra arenito/ lavada e é o único exemplar no Brasil que remete ao barroco espanhol.

O projeto é de Gabriel Ribeiro, considerado um dos introdutores do barroco no Brasil. No teto encontram-se pinturas criadas por Franco Velasco. O local também abriga o único conjunto de azulejaria português que representa a cidade de Lisboa, em Portugal, antes do terremoto de 1755.

Foram tombadas pelo Iphan, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que é Patrimônio da Humanidade.

Festas:
Santa Isabel (jul) e  São Francisco (4/10)

Missas: apenas em festas comemorativas

Visitação:  Igreja e Museu de Arte Sacra de segunda a domingo – 9h às 16h30.

Taxa de visitação: R$10,00

E-mail: ordemterceira@hotmail.com