Igreja Nossa Senhora da Ajuda

A primeira Igreja da Ajuda foi levantada em 1549, durante o processo de construção da cidade de Salvador pelo governador-geral Tomé de Sousa. Seus construtores foram os jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega, que levantaram uma igrejinha precária, de paredes de pau a pique e coberta de palha. Situava-se no interior do recinto de Salvador, cidade que, à época, estava cercada por uma paliçada para a proteção dos colonos. Foi dedicada à Nossa Senhora da Ajuda, que era o nome de uma das naus da frota de Tomé de Sousa.

Além de servir os jesuítas, essa primeira igrejinha foi sede de paróquia, com Manuel Lourenço como primeiro padre. Com a criação da diocese da Bahia (1551), o bispo Dom Pedro Fernandes Sardinha instalou-se nas imediações e a Igreja da Ajuda serviu de Sé Catedral improvisada, o que lhe valeu a alcunha de “Sé de Palha”.

Festas:

12 abr – Procissão Encontro Senhor Bom Jesus dos Passos com N. Sra. das Dores