Largo de Santo Antônio Além do Carmo

O Santo Antônio Além do Carmo é um dos bairros mais antigos de Salvador e seu primeiro registro remonta ao século XVII. Limitado pelos bairros do Barbalho e Carmo, numa atmosfera histórica e a rica mistura de cores, ele inicia na Cruz do Pascoal e vai até o Largo de Santo Antônio Além do Carmo, oficialmente chamado de Largo do Barão do Triunfo.

O termo Além do Carmo refere-se às portas da cidade do Salvador que, no primeiro século de habitação, tinha uma entrada no Convento do Carmo.

Seu principal templo, a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, foi reconstruído em 1813 onde antes havia um templo primitivo.

Do alto do Largo de Santo Antônio é possível admirar todo o esplendor da Baía de Todos os Santos, principalmente nos seus casarões e sobrados que vem sendo, transformados em hotéis e pousadas, para alegria dos turistas que desfrutam de toda a sua tranquilidade no coração do Centro Histórico.

Largo de Santo Antônio além do Carmo foi reinaugurado em julho de 2016 após qualificação quando ganhou novos bancos, piso e pergolado, pista de corrida, além de parque infantil e equipamentos para a prática de exercícios físicos. No seu entorno encontram-se a Paróquia de Santo Antônio e o Forte de Santo Antônio além do Carmo – Forte da Capoeira.