Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo

A histórica Igreja de Santo Antônio Além do Carmo foi fundada no ano de 1594, quando Cristóvão de Aguiar Daltro fez uma capela em honra a Santo Antônio.
A expressão “Além do Carmo” é uma alusão à sua posição geográfica, uma vez que a igreja ficava situada além de uma das portas de entrada da cidade de Salvador – mais especificamente, as Portas do Convento do Carmo. É provável que essa primitiva capela tenha sido aumentada já no início do século XVII, pois consta que, durante a invasão holandesa de 1624, uma ‘igreja’ no local foi ocupada pelos invasores, sendo que o culto só foi restabelecido ali após a batalha ocorrida no ano seguinte, que libertou a cidade (a esse respeito, ver histórico do Convento do Carmo).

Na segunda tentativa holandesa de conquistar Salvador, em 1638, o Padre Antônio Vieira utilizou o púlpito dessa igreja para pregar o seu sermão “À beira das trincheiras que, por 40 dias, defenderam a cidade contra as tropas de Nassau“. Dez anos depois (1648), foi elevada à categoria de igreja matriz, com a criação da paróquia e reconstrução e ampliação do templo. Em frente a ele, foi edificado um forte, tendo em vista sua posição estratégica para a época.

Em alguma das reformas realizadas, o frontão da igreja ganhou um traçado que lembra o estilo piramidal das igrejas da escola franciscana do Nordeste, mais especialmente presente no convento da vila de São Francisco do Paraguaçu. Mais de um século após a fundação da paróquia, mais precisamente em 1813, uma nova reforma acrescentou modificações na igreja. Foram acrescentadas galerias nas laterais, e o interior recebeu altares em estilo neoclássico, provavelmente entalhados por Cipriano Francisco de Souza. E na transição do século XIX para o século XX, foi acrescentada uma pintura de escaiola no interior da igreja, o que lhe deu um visual semelhante ao mármore.

Cronologia

Século XVI Construção de uma pequena capela no local (1594)

Século XVII Provável ampliação da capela original.

A igreja é ocupada pelas tropas holandesas (1624)

É transformada em fortificação contra os holandeses (1638)

Criação da paróquia (1648) e reconstrução da igreja.

Século XVIII Reformas dão à igreja o tamanho e aspecto atual

Século XIX Entalhamento dos altares atuais (aprox. 1813)

Século XX Pintura em ‘escaiola’ das paredes

E-mail: paroquiasantoantoniocarmo@hotmail.com