Logo Prefeitura de Salvador

Rua do Taboão

Rua do Taboão

A rua do Taboão ou, como alguns preferem, Ladeira do Taboão, faz a interligação do Comércio com o Pelourinho, a Baixa dos Sapateiros e o Carmo. Os casarões antigos, que chegam a até cinco andares, abrigam nos cômodos superiores principalmente os depósitos das lojas de tecidos, plástico e decoração entre outras, que funcionam no térreo.

A história do nome Taboão é cheia de controvérsias. Há quem diga que resulta da quantidade de depósitos de tábua, enquanto outros afirmam que se colocava madeira para exercer o papel de ponte e proteção nos dias de chuva.

Durante muito tempo, a rua foi uma espécie de caminho alternativo para quem estava no Comércio e desejava chegar ao Pelourinho. Atualmente, após 60 anos fechado, o Elevador do Taboão facilita o acesso.

MUITO Perfil da rua do Taboão, no Centro Histórico de Salvador. A ideia é fotografar os personagens interessantes encontrados, as atividades realizadas no cotidiano e acontecimentos espontâneos. Foto: Luciano Carcará / Ag. A Tarde Data: 30/05/18
REVISTA MUITO – PERFIL DO TABOÃO Na foto, Valdemir, dono da loja Casa do Estofador, mostra os produtos. Foto: Margarida Neide / Ag. A Tarde Data: 07/06/2018
© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content