Logo Prefeitura de Salvador

Associação Comercial da Bahia

Associação Comercial da Bahia foi fundada em 15 de julho de 1811, pelo oitavo Conde dos Arcos, com a denominação de Praça do Comércio. É a mais antiga associação patronal do Brasil.

O Palácio, em estilo neoclássico, foi solenemente inaugurado em 28 de janeiro de 1817, projeto foi do arquiteto português Cosme Damião da Cunha Fidié.

A fachada principal está voltada para a Praça Riachuelo, construída pela própria Associação, em 1866. A fachada posterior volta-se para a Praça Conde dos Arcos, uma área que faz parte das instalações da Associação e que antigamente estava aberta aos transeuntes, era a Praça do Comércio. Nas duas fachadas, está o brasão com as armas do Império do Brasil, que substituiu as armas do Reino do Brasil, Portugal e Algarves, após a Independência.

Junto das armas estão relógios elétricos que anunciam as horas com badaladas de sinos de bronze. Esses relógios foram adquiridos em 1935 e substituíram outros mecânicos do século 19

No local da construção do Palácio, ficava anteriormente o Forte de São Fernando, situado quase dentro do mar, mas estava desativado. No subsolo do Palácio ainda existe parte da estrutura dessa antiga fortificação.

O Palácio abriga uma biblioteca, uma pinacoteca, mobiliário do século 19 e outras peças que representam um acervo histórico e artístico de valor inestimável.

Desde sua fundação, a instituição participou ativamente dos eventos que marcaram a história da Bahia e seu desenvolvimento econômico e social.

Site: https://acbahia.com.br/sobre-a-acb/apresentacao/

Endereço: Praça Conde dos Arcos, s/n – Comercio, Salvador – BA, 40015-120

Telefone(71) 3242-4455

© 2024 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content