Museu da Catedral Basílica de Salvador

Construído no início do século XVIII, a Catedral Basílica é considerada a mais rica de toda a arte barroca luso-brasileira. Seu revestimento interno e externo é todo em pedra de lioz, possui duas torres e abóbadas em madeira no teto. Em sua fachada são encontradas imagens de três santos jesuítas: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier (padroeiro de Salvador) e São Francisco de Borja. O museu possui acervo composto por peças dos séculos XVI e XX, móveis que escaparam o saque dos holandeses, se destacam na coleção e peças em prata e ouro. Além de curiosa arte tumular, como a do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá.

Peças de terracota do século XVII, os bustos reproduzem os bustos de mártires, que ficaram 15 anos sob a guarda do Museu de Arte Sacra, voltaram para o local de origem.

As centenas de obras de arte da Catedral Basílica têm um valor incalculável. Até porque, da maioria delas, não se conhece sequer a autoria. O próprio templo é considerado barroco, mas arquitetos identificam outros estilos também.

Endereço: Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador – BA

Visitação: seg a sáb – 09h às 17h. Dom – 11h15 às 16h (Taxa 10,00)
Crianças até 12 anos não pagam.