Construído no início do século XVIII, a Catedral Basílica é considerada a mais rica de toda a arte barroca luso-brasileira. Seu revestimento interno e externo é todo em pedra de lioz, possui duas torres e abóbadas em madeira no teto. Em sua fachada são encontradas imagens de três santos jesuítas: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier (padroeiro de Salvador) e São Francisco de Borja. O museu possui acervo composto por peças dos séculos XVI e XX, móveis que escaparam o saque dos holandeses, se destacam na coleção e peças em prata e ouro. Além de curiosa arte tumular, como a do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá.
Peças de terracota do século XVII, os bustos reproduzem os bustos de mártires, que ficaram 15 anos sob a guarda do Museu de Arte Sacra, voltaram para o local de origem.
As centenas de obras de arte da Catedral Basílica têm um valor incalculável. Até porque, da maioria delas, não se conhece sequer a autoria. O próprio templo é considerado barroco, mas arquitetos identificam outros estilos também.
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador – BA
Visitação: seg a sáb – 08h às 17h30. Dom – 13h às 17h (Taxa 5,00)
Telefone: (71) 3321-4573