Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira – MUNCAB

O MUNCAB é um museu com ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira, uma vez que a cultura brasileira é fortemente influenciada pela cultura africana.
O museu surgiu como resultado de uma histórica reivindicação afrodescendente e com a grande contribuição de estudiosos da cultura brasileira que desejam aprofundar e acolher a inegável contribuição popular e erudita que a cultura africana trouxe ao Brasil.
O gradil da entrada, criado pelo artista plástico J. Cunha e fabricado por Jorge Lima Artefatos de Metal foi inaugurado em 2014, sob o título “Gradil Histórias de Ogum”. A peça retrata os principais momentos e contribuições dos escravos africanos e seus descendentes libertos na construção da civilização brasileira – a diversidade cultural mais rica do planeta.
Além de reunir documentação histórico-cultural afro-brasileira, o MUNCAB realiza ações e iniciativas intercambiais com os países e culturas africanas, como Angola, Moçambique e Guiné, além de promover diversas exposições, oficinas e outros eventos educativos.
O poeta e compositor tropicalista José Carlos Capinan é o diretor do Muncab e também presidente da Associação de Amigos da Cultura Afro-Brasileira (Amafro).

Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira
Endereço: Rua das Vassouras, 25, Centro, Salvador
Funcionamento: Ter a dom das 10h às 17h (entrada até às 16h30). Taxa de Visitação: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada).
Instagram: @muncaboficial
Facebook: Muncab m.me/muncab
E-mail: amafro.amafro@gmail.com
Site: http://museuafrobrasileiro.com.br

Importante: O Muncab também é ponto do Boca de Brasa da Fundação Gregório de Mattos, com programação de oficinas, palestras, Cine Clube e uma programação musical intitulada “Capinan convida”.
Acessibilidade: a entrada principal apresenta degrau não muito alto. Porta larga. Salões espaçosos, com boa mobilidade. Apresenta espaços internos com luminosidade baixa.