O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço dinâmico de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador (CHS). Considerada a “casa nobre” do Pelourinho, foi residência da família Maciel até 1756, quando passou a abrigar o Seminário dos Jesuítas. Entre 1793 e 1814, pertenceu a Pedro Ferrão, de quem herdou a atual denominação.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e quatro coleções: a de Arte Africana, a de Arte Popular, a Coleção Walter Smetak e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi.
O Solar Ferrão integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Endereço: Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador – BA
Horário de funcionamento: No momento, está fechado, pois passa por um amplo conjunto de intervenções que visam modernizar e revitalizar o equipamento cultural, protegendo e valorizando o patrimônio edificado e proporcionando um
melhor atendimento aos visitantes.
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho, Salvador.
Redes sociais: @museusdabahia
Telefone: (71) 3117-6445 | 9119-7746